Factos e mitos sobre a manga de proteção para reservatório de líquido de travão


Vemos as mangas de proteção nos reservatórios de líquido de travão nas motos de competição de MotoGP e do Mundial Superbike. Mas também na estrada é comum encontrar motociclistas que não dispensam este acessório na sua moto. Mas quais são os seus benefícios e será que vale mesmo a pena usar?

Para alguns são conhecidas como mangas. Para outros são meias. Para outros são capas meias. Mas qualquer que seja o nome pelo qual as conhecemos, estas proteções que cobrem o reservatório do líquido de travão de uma moto são um dos acessórios mais comuns nas motos de estrada.
A vontade de equipar a nossa moto com esta proteção vem daquilo que vemos nas pistas. Quase todos, ou talvez mesmo todos os pilotos que competem em MotoGP ou no Mundial Superbike, e noutras competições de motos, utilizam as mangas de proteção nos reservatórios de líquido de travão nas suas motos.
Este é um acessório de proteção que pode parecer irrelevante para alguns, mas na verdade tem as suas vantagens para quem o usa. E serve também de recordação para os fãs dos melhores pilotos do mundo!
No passado Grande Prémio de Espanha em Jerez de la Frontera, o piloto Alex Rins, da Ecstar Suzuki, cortou a linha de meta em segundo. Na volta de regresso às boxes e no meio das celebrações com os fãs nas bancadas, Rins pediu a um comissário de pista que ficasse com a sua Suzuki GSX-RR por alguns momentos.
O comissário do circuito de Jerez aproveitou o momento para roubar a manga de proteção do reservatório da moto de Rins. O piloto não se apercebeu, mas a câmara “onboard” instalada na GSX-RR e que está apontada para o piloto apanhou o ladrão em flagrante. O comissário de pista acabou por dirigir-se à box da Ecstar Suzuki para devolver o que seria uma lembrança de Alex Rins, e pediu desculpa pelo sucedido.

As mangas de proteção do reservatório de líquido de travão não são um acessório meramente estético. Fabricadas em material elástico, estas mangas podem ser aplicadas a praticamente qualquer reservatório de líquido de travão sem problema.
Apesar de serem um acessório simples na sua conceção, estas mangas têm alguns benefícios interessantes e que muitos motociclistas ignoram.
O primeiro beneficio que obtemos na utilização deste acessório é que estamos a proteger a moto contra a fuga de líquido de travão do reservatório.
O líquido de travão é extremamente corrosivo. Basta uma gota ou um salpico nas carenagens ou noutros componentes da moto e o líquido de travão vai deixar marcas. É também perigoso no caso de saltar para a viseira do capacete (ou para os olhos caso a viseira esteja aberta) causando problemas de visão.
Esta fuga de líquido de travão pode acontecer por diversas razões: defeito no O-ring que sela o reservatório, tampa do reservatório mal fechada, vibração da moto, inclinações pronunciadas em curva...
Com a manga de proteção a cobrir por completo o reservatório, estamos a evitar que gotas ou salpicos de líquido caiam ou saltem para os componentes da moto ou para o condutor. A manga irá absorver essa fuga.
O segundo benefício é menos conhecido.
Se o nível do líquido de travão no reservatório baixa, é possível que entre mais facilmente humidade para o reservatório. Essa acumulação de humidade irá afetar negativamente a performance de travagem da moto. O condutor vai sentir que a manete tem de percorrer um curso maior para conseguir travar.
A manga de proteção, devido ao material em que é fabricada, consegue absorver a humidade antes que entre no reservatório.
Agora que já vimos os benefícios, vamos acabar com alguns mitos que rodeiam o líquido de travão.
Nos fóruns, blogs, grupos nas redes sociais, enfim, em todo o lado onde se discuta manutenção de motos e acessórios, há quem defenda que o líquido de travão se degrada com a exposição aos raios solares. Essas pessoas dizem que só através do uso da manga de proteção conseguimos evitar essa degradação do líquido.
No entanto esta teoria ignora alguns detalhes importantes.
O líquido de travão criado pelos diversos fabricantes é desenvolvido para funcionar numa faixa de temperatura alargada. Por exemplo, a Brembo afirma que o seu líquido de travão tem uma faixa de utilização que varia dos -40 graus Celsius e vai até aos +200 graus Celsius! O ponto de ebulição do líquido é também muito elevado.
Neste sentido, não será por deixar a moto ao sol que o líquido de travão vai perder qualidade. Mesmo estando ao sol durante um longo período, o reservatório e o líquido nunca vão atingir as temperaturas consideradas problemáticas.
Há também quem defenda que o líquido de travão é fotossensível. Isso não é verdade, e por isso o líquido de travão pode estar exposto diretamente aos raios solares que não vai perder as suas características químicas.

https://www.andardemoto.pt/moto-news/44871-factos-e-mitos-sobre-a-manga-de-protecao-para-reservatorio-de-liquido-de-travao/

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