BMW estuda o uso de um compressor elétrico para aumentar a potência


Fabricante alemão patenteou um novo sistema de compressor elétrico para aumentar a potência do motor através de admissão forçada. A BMW está a estudar como pode utilizar este sistema e escolhe uma S1000RR para servir de exemplo.

As normas de homologação de motos na Europa são bastante restritivas, e muito em breve os grandes fabricantes serão obrigados a desenvolver motores ainda mais “limpos”. Enquanto muitos procuram a solução para este problema através de motores totalmente elétricos, outros fabricantes estudam soluções diferentes que não esquecem os motores a combustão.
Um desses fabricantes é a BMW Motorrad.
A marca de Munique patentou recentemente um novo sistema de admissão forçada para usar numa moto. Ao contrário dos turbos (que usam os gases de escape) ou dos compressores mecânicos (que usam a potência do motor, como no caso da Kawasaki Ninja H2), o sistema da BMW Motorrad utiliza um compressor elétrico.
A patente, que foi revelada originalmente pelo website britânico BikeSocial, mostra um compressor que é movimentado por um motor elétrico e que empurra o ar para a camara de combustão depois de passar por um intercooler que arrefece o ar.
Com isto a BMW Motorrad consegue aumentar a potência do motor, e neste caso específico da patente, a moto que recebe o sistema de compressor elétrico é uma S1000RR. No entanto não será complicado aplicar o sistema a qualquer outro modelo da marca alemã.
E porque é que a BMW Motorrad está a estudar um compressor elétrico e não um compressor mecânico ou um turbocompressor?
No caso de um compressor mecânico, este sistema requer que o motor a combustão canalize parte da potência gerada para alimentar o compressor, que depois força mais ar para o motor. No caso do turbocompressor, este sistema está colocado na saída dos gases do motor. Utiliza os gases de escape para movimentar o turbo que depois canaliza mais ar para o motor. No entanto um turbo costuma sofrer do problema de “lag”, ou seja, desde o momento em que rodamos o acelerador e depois o motor entrega a potência existe uma grande discrepância.
No caso do sistema de compressor elétrico da BMW Motorrad, o compressor será alimentado por uma bateria que depois dá energia ao motor elétrico que faz mover o compressor. Não existe o “turbo lag”, não há necessidade de retirar energia ao motor a combustão, e obtém-se mais potência do motor sem aumentar as rotações e, claro, as emissões poluentes.
Será necessário a utilização de uma bateria exclusiva para alimentar o sistema do compressor elétrico, bateria que pode ser carregada quando a moto está em funcionamento e o compressor não precisa de funcionar. A tarefa mais complicada é criar o controlo eletrónico de todos estes componentes.
A patente registada na Alemanha deixa no ar a ideia de que a BMW Motorrad está mesmo a pensar neste sistema de admissão forçada. Mas será que o vamos mesmo ver em modelos de produção em série?
Por um lado os grandes fabricantes estão a desenvolver soluções 100% elétricas. Isso poderia significar que o sistema de compressor elétrico pode estar condenado à partida. Mas por outro lado já vimos que a BMW Motorrad não costuma deixar as suas patentes fechadas numa gaveta!
O exemplo mais recente foi o quadro em fibra de carbono usado na HP4 Race. A primeira vez que ouvimos falar do quadro fabricado em fibra de carbono foi em 2015, e muitos pensaram que a BMW Motorrad não iria conseguir colocar em prática esta solução. Porém, alguns anos mais tarde, nasceu a HP4 Race.

https://www.andardemoto.pt/moto-news/44877-bmw-estuda-o-uso-de-um-compressor-eletrico-para-aumentar-a-potencia/

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