COMO PILOTAR MOTO EM CORREDORES COM SEGURANÇA?



Saber como pilotar moto na correria e tumulto das cidades não é simples. Em muitos lugares, passar horas no trânsito já se tornou parte integrante da rotina da população. Andar pelo corredor acaba sendo uma alternativa para a maioria dos motociclistas quando quer fugir da lentidão dos engarrafamentos.
Neste contexto, o motoboy que enfrenta diariamente esse trânsito pilotando sua moto sabe melhor que qualquer um sobre os perigos das ruas e como evita-los.  Contudo, alguns cuidados são necessários, mesmo ao mais experiente dos motociclistas.
Vamos mostrar aqui algumas dicas de como pilotar moto no corredor de forma segura, para que sempre chegue ao seu destino sem perigos que poderiam ser evitados. Confira!

Como pilotar moto no corredor

1. Tenha segurança no que está fazendo

Se o simples fato de estar no trânsito já traz alguns riscos, ao trafegar pelo corredor os riscos são ainda maiores. Dessa forma, não há como pilotar moto no corredor de forma segura sem ter certeza do que se está fazendo. Na dúvida, não se arrisque: aguarde até ter certeza de que é seguro para seguir.
Agir na dúvida pode atrapalhar a sua habilidade na condução. Tenha consciência dos riscos de cada ação no trânsito que envolvem este tipo de manobra e também quanto às suas habilidades na pilotagem. Faça apenas o que se sente seguro e não abuse da confiança.

2. Faça o possível para ver e ser visto

Em se tratando de como pilotar moto em corredores, esta é uma das medidas mais importantes a se tomar. Como está entre as faixas de rolamento da via, as chances de algum veículo acabar te fechando são grandes.
Isso pode ocorrer em razão da pouca visibilidade dos retrovisores em alguns ângulos, gerando os conhecidos pontos cegos – são as áreas que não entram no campo de visão do motorista em razão da limitação dos espelhos e também das barras laterais das portas e do para-brisa –, ou mesmo por desatenção dos outros condutores.
Dessa forma, não hesite em chamar a atenção ao passar entre os carros, sempre que notar que não foi visto. Para isso, uma dica é manter sempre o farol ligado.
Este cuidado diminui bastante a probabilidade que algum motorista não o veja se aproximando, além de também evitar que seja multado por trafegar com o farol apagado, já que esta conduta, de acordo com o art. 244, IV do Código de Trânsito Brasileiro, constitui infração gravíssima sujeita a multa de R$293,47 e suspensão do direito de dirigir.

3. Utilize o corredor somente quando o trânsito na faixa estiver lento

Muitos motociclistas, de tão habituados que estão em andar pelo corredor, já o veem como o único local para trafegar, mesmo quando o trânsito está fluindo normalmente.
Trafegar pelo corredor, por questões de segurança, não deve ser um hábito automático, principalmente em situações em que a via não enfrenta nenhum engarrafamento ou lentidão. Nessas horas, deslocar-se pelo centro das faixas é a medida mais adequada e segura a ser tomada.

4. Não abuse da velocidade

Andar pelo corredor exige muita atenção e habilidade, já que o espaço entre os carros é reduzido e você pode não ter muita margem para reagir, caso seja surpreendido por alguma situação inesperada, como, por exemplo, um veículo que resolve trocar de faixar sem sinalizar.
Por isso, desenvolver sempre uma velocidade compatível com a situação concreta é a melhor forma de se resguardar de acidentes. Importante dizer que “velocidade compatível” não necessariamente será a máxima permitida na via – até porque a velocidade máxima da via leva em consideração condições normais dela, como fluxo, número de faixas e a largura de cada uma.
Então, lembre-se que está circulando entre faixas e com um espaço menor, então, a velocidade máxima permitida nem sempre será a velocidade mais segura a se desenvolver. Por isso, cabe a você analisar bem a situação, com prudência e responsabilidade.

5. Adote sempre a direção defensiva

Se na natureza impera a máxima de que os animais maiores ocupam uma posição privilegiada em relação aos menores, no trânsito a lógica aplicada é a mesma em relação aos veículos maiores. Por isso que a direção defensiva deve ser constante na vida do motociclista, é uma questão de sobrevivência!
Esteja sempre atento aos veículos à sua volta, ainda mais quando se tratar de ônibus ou caminhões, pois os condutores desses tipos de veículos têm muitas limitações visuais em razão do seu tamanho. Além disso, preveja sempre situações de risco, como buracos na pista, pedestres que podem surgir entre os carros parados, dentre outras.

6. Evite forçar passagens

Meu amigo, eu sei quanto você quer agilizar o seu trabalho e chegar logo ao destino do cliente. No entanto, mais importante que chegar, é chegar em segurança.
Mesmo no corredor, haverá situações em que o trânsito pode ficar lento ou a passagem ficar estreita quando dois caminhões, por exemplo, param paralelamente. Neste tipo de situação, não tente forçar a passagem entre os caminhões, pois pode acabar se chocando com o veículo e se desequilibrando, além de também por haver uma grande chance de você não ser visto pelos motoristas – o que é extremamente arriscado.
Também evite trocar de corredor forçando a passagem na frente dos carros, pois, nessa manobra, existe sempre o risco de não ser visto por outros motociclistas e acabar surpreendendo algum deles ao surgir entre os carros.
Como vimos, saber como pilotar moto pelo corredor exige muita atenção e inúmeros cuidados para que a prática seja mais segura. Por isso, tenha sempre consciência do que está fazendo e dos riscos envolvidos. Fazer seu trabalho é importante, mas a sua saúde e integridade são ainda mais.

https://www.motoboy.com/blog/como-pilotar-moto/

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