Longas viagens solo x em grupo

Uns preferem fazer longas viagens com mais motociclistas, outros preferem seguir sozinhos... 
Existem várias maneiras de se viajar de moto, dentre elas, se sozinho ou num grupo, podendo esse último ser de amigos ou num tipo de viagem que está crescendo muito, os tours guiados. 


Afinal, qual a maneira mais segura e prazerosa de se viajar de moto? Cada um de nós tem sua própria resposta, já que depende de questões de cunho pessoal. 
Eu, por exemplo, confesso, prefiro exponencialmente viajar longas distâncias de maneira solo e explicarei meus motivos, que podem servir para sua reflexão. Mas saliento, são apenas minha opinião, de acordo com o meu jeito de ser e gostar do motociclismo de viagem. Outra coisa, esclareço que esse texto é sobre viagens longas de moto, já que passeios gastronômicos, desses que chegamos no mesmo dia ao destino ou viagens bate-volta, acho bem bacana fazer com amigos e várias motos. 

Sinto mais prazer e mais seguro viajando sozinho 

Sim, verdade. Primeiro porque faço o meu ritmo de viagem, podendo parar quando quiser para descansar e tomar um café ou ir ao banheiro. Viajo na minha velocidade, podendo ser baixa ou alta, conforme o trajeto, o dia e meu espírito. Posso fazer ultrapassagens também no meu ritmo, sem ter que "seguir" ninguém, ou melhor, nem ter que me preocupar com isso. 
Nas curvas, posso desacelerar, sem me preocupar com a moto atrás de mim, ou frear, ou simplesmente acelerar mais, da mesma forma! Nas estradas de terra/rípio, onde ando mais lento, já que minha praia é mesmo o on-road, não preciso me preocupar em acompanhar o grupo. Chego no destino como qualquer um, apenas levo mais tempo.  Ter que imprimir um ritmo que não é o nosso por uma ou duas horas dá para levar na boa, mas por dias a fio... é complicado e nada seguro.
Confesso também que não gosto de pilotar com motos a minha frente ou no meu retrovisor por horas seguidas, simplesmente não me sinto confortável. Vai que dá algum problema numa moto a frente? E o motociclista da moto atrás ficar me observando o tempo todo… não curto! Esse papo de dizer que distância de 2,3 ou 4 segundos é o ideal, desculpe, não concordo. Gosto de andar dando distância ampla do veículo a frente e no de trás. Distância tipo 10 segundos ou mais! 
Numa viagem em grupo, todos do grupo precisam imprimir o mesmo ritmo. Não gosto de andar assim por dias a fio, numa viagem bate-volta, sem problema algum, acho bacana, mas noutra que requeira vários dias na estrada, simplesmente não me dá prazer em rodar desse jeito. 
Em grupo, pode ocorrer, já vivenciei isso, do líder do grupo parar no meio da pista para fazer uma manobra para virar a esquerda, num local não apropriado. O grupo faz o mesmo. Quase ocorre um acidente fatal. Se eu estivesse solo, jamais faria algo do gênero. Num grupo, fica difícil tomarmos nossas próprias atitudes, já que estamos seguindo outros...
Você leitor pode estar pensando, mas e no caso de uma pane da moto ou acidente, como fazer se estamos sozinho? Bom, já viajei num grupo numa curta viagem de 3000km e a moto de um dos participantes do grupo, teve o pneu da frente, depois de pouco mais de 1800km rodados, na lona. Logo pensei: como é que o cara sai de casa com um pneu que depois de 1800km fica na lona? Antes de sair para qualquer viagem, sempre tenho minha moto totalmente revisada. Num grupo, isso pode não ocorrer. Outra coisa, no grupo vai um Médico? Em caso positivo, sem dúvida, num acidente ele pode ajudá-lo, caso contrário, me desculpe, mas na estrada existem inúmeras outras pessoas que numa necessidade qualquer nos ajudam. Além disso hoje em dia existe wi-fi em praticamente qualquer lugar, sem contar com tecnologias tipo o SPOT GPS, comunicação por satélites, smartphone, etc. 


Em viagens em grupo nos relacionamos com o próprio grupo e quase nada com "alguém de fora"

Veja, se vamos para o Deserto de Atacama ou qualquer outro que seja o destino, num grupo de 4,5 ou mais pessoas, todos compartilharão suas vivências e conviverão por vários dias a fio. Mas, de novo, vem o tipo de motociclista como eu que gosta de conversar com pessoas desconhecidas pelo caminho... nem que seja através de mímica, caso não saiba o idioma dela. Gosto de ficar em silêncio por várias horas... sentir o ambiente, e ter que, repito, por dias a fio, conversar com o meu próprio grupo, seja ele de amigos ou num tour guiado com pessoas que conheci durante a viagem, é algo que pode não me agradar. Principalmente se no grupo, no caso de um tour guiado, tenham pessoas que fora gostarem de moto e viagens, nada tenham a ver comigo! Tipo, você está jantando com o grupo durante a viagem, quando o João diz para você: detesto rock e música clássica, gosto mesmo é de pagode e funk! "Phodeu" e isso acontece...
Outra coisa que acontece, é você numa longa viagem se encantar com algo, tipo uma família andina a qual está avistando pela primeira vez no alto dos Andes na Bolívia, e seus amigos simplesmente te dizerem: pô Zé, vamos embora, deixa esse povo esquisito para lá, vamos rodar!! Isso é muito triste… você fazer a viagem dos outros e não a sua… 

Num grupo somos apenas mais um de um todo, podemos nos tornar o patinho feio

Em viagens de grupo, todos ficam no mesmo hotel, comem nos mesmos restaurantes e normalmente vão juntos para os mesmos lugares durante a viagem. Se um do grupo fizer algo diferente, pode vir a ser taxado pelo restante do grupo como o "patinho feio". Tipo, o Zé não quer ir jantar conosco, deve estar menstruado e todos riem e tiram sarro do Zé. Na real, o Zé simplesmente não queria comer Pizza e sim um hamburger, além disso, queria fazer um pequeno ajuste na sua moto, ao invés de ir jantar naquela hora. As brincadeiras do grupo para com o Zé, podem o deixar chateado por horas ou mesmo por dias, numa viagem que era para ser 100% prazerosa.

Cumprir horários e tudo pré-agendado

Normalmente quando viajamos em grupo, principalmente nos tours guiados, os hotéis, restaurantes e até as paradas já foram previamente selecionadas, isto inclusive é vendido "como uma das vantagens de um tour guiado", ok, vantajoso para aqueles que acham que fazer isso é trabalhoso ou complicado. Ou simplesmente querem tudo pronto mesmo e ponto final. E sejamos francos, se a pessoa está comprando uma viagem de moto num tour guiado, já deve ter a consciência disso e então não há problema. 
Mas... eu gosto de viajar sem roteiro ou nada pré-definido! Explico, defino apenas para qual lugar estou indo, tipo Atacama, Ushuaia, Alaska, etc, quantos dias tenho para a viagem e qual o volume de dinheiro que investirei, todo o resto defino durante a própria viagem! Esse é o meu estilo, o que me dá prazer no motociclismo! Assim, já viajei por mais de 50 países... minha viagem mais longa até então foi de Sampa, Ushuaia, Alaska, Toronto e Miami, em todos os tipos de estradas e climas, por quase 50 mil km, e detalhe, viajei solo!!  Esse negócio de ter que rodar X quilômetros num determinado dia, almoçar e jantar no restaurante Y, se hospedar no hotel W, seguir um líder que dita os prumos da viagem,  me desculpe, questão pessoal, mas simplesmente me tira o prazer da liberdade de se viajar de moto. 
Durante o dia na estrada, o grupo irá parar a cada 140km, mas e se depois de 70km me der vontade de mijar??? Como é que eu faço??? Vamos todos sair hoje para a estrada às 07:30hrs, só que ontem bebi um montão de cerveja a noite e só quero sair hoje as 09hrs!! Detalhe, mesmo saindo depois, rodo os 700km propostos na boa... e ai, como eu fico??? Em grupo não tem jeito, todos tem que fazer tudo igual, previamente acordado. 
Na estrada, acabamos de passar por um vulcão... sou doido com vulcões, tá certo, há menos de uma hora já vimos um e tiramos fotos, mas quero novamente parar para tirar mais fotos ou simplesmente ficar contemplando o vulcão!! Só que o grupo de amigos ou do tour guiado não para... o vulcão ficou para trás... sei lá agora quando terei a oportunidade de vê-lo novamente.
Não adianta, quando estamos em grupo, vale o que o grupo como um todo acertar, o roteiro pré-definido. Nossa liberdade vai pro saco. 


Sou um chato, por isso viajo solo! 

Se você leu o texto acima e achou que eu sou um chato e por isso viajo solo, você pode estar com a razão. 
Apenas saiba do seguinte: a grande maioria dos viajantes de moto de longa distância, dessas que se cruzam 10 países ou mais e fazem isso com certa frequência, podem ser chatos como eu, porque também gostam de viajar solo! Ou simplesmente, por uma questão de comportamento, atitude e espírito de liberdade em viagens de longa distância, preferem viajar solo. Aliás, tenho um amigo, hoje com 73 anos, que adora fazer longas viagens solitárias, outro exemplo, é outro casal de amigos que em longas viagens, só viajam os dois, o piloto e a garupa, jamais fizerem uma longa viagem em grupo! 
No mais, particularmente para mim, motociclismo de viagem de longa distância é antes de qualquer outra coisa, minha maneira de sentir a liberdade total por dias a fio, e só sinto isso em viagens solo, acompanhado exclusivamente Dele. 

Mas então não devo viajar longas distâncias com amigos ou em tours guiados? 

Nada disso. Isso depende exclusivamente de você, do seu jeito, expectativas e perfil pessoal. Se você gosta de viajar em grupo por vários dias, sem problemas amigo(a). Apenas saiba que existe quem pensa diferente de você. Aliás, se você já pensou, já fez e gostou ou pensa em viajar em grupo de amigos ou num tour guiado por longas distâncias, fique tranquilo e entenda esse texto apenas como um ponto de vista diferente.
Outra coisa, conheço muitos motociclistas que viajam sempre com os mesmos amigos, se conhecem muito bem, tem tocadas semelhantes e se dão bem. Nesses casos é tudo muito diferente e a viagem acaba sendo bacana para todos. Cada caso é um caso. Apenas expus aqui algumas situações. 
Existem sim vantagens, ao menos para aqueles que não querem ter o trabalho (para mim é puro prazer) de estudar o trajeto de uma longa viagem, realizar a mesma num tour guiado. Por exemplo, os organizadores desse tipo de viagem, normalmente, já conhecem bem os locais que irão passar, selecionam bons hotéis, restaurantes e locais turísticos. Você pode também fazer novos amigos. A Van de apoio, presente na maioria desses tours guiados, faz parte do quesito segurança e conforto desse tipo de viagem. Mas, existem muitos "aventureiros de mercado" que oferecem tours guiados, tipo, a pessoa foi uma vez para tal lugar e já oferece um "pacote de viagem", sem nem mesmo ela conhecer direito o trajeto. Ao contratar esse tipo de serviço, consulte antes a real experiência do motociclista líder sobre o trajeto, converse com pessoas que já viajaram com ele, procure informações na Internet. 
Seja numa viagem num grupo de amigos, num tour guiado, ou em viagens solo, o importante é dentro do perfil pessoal de cada um, ser feliz no motociclismo de viagem! No meu caso, repito, só para concluir o texto, solo, quando possível, acompanhado da minha garupa, obrigado!

Fonte: Por Policarpo - RockRiders.com.br
Já realizou longas moto viagens por mais de 50 países da América, Europa e África. 


http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/dicas-para-motociclistas-equipamentos-documentos-viagens-de-moto/item/918-longas-viagens-solo-x-em-grupo-qual-e-melhor-e-mais-segura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada