Botas de motociclistas para viagens
Segurança sempre em primeiro lugar...
Um bom par de botas, é um produto que todo motociclista usa e precisa, tão importante quanto um capacete eficiente e luvas, visto que são esses locais (cabeça, mãos e pés), os mais suscetíveis a se machucarem numa queda/acidente.
Esse texto visa abordarmos sobre as botas, para uso numa longa viagem. Devido ao tamanho/volume, assim como o capacete, normalmente só levamos um par de botas, diferente de luvas que podemos ter mais de uma para ocasiões diferentes, como calor, frio e chuva. Por isso, a escolha da bota ideal e mais completa possível é relevante.
É comum vermos motociclistas pilotando motos em viagens, normalmente modelos Big Trails, utilizarem botas de off-road/trilha. Sem dúvida, elas protegem adequadamente, mas, a maioria dos modelos não são impermeáveis e devido ao tamanho e peso, fora da moto, para andar costumam ser um tanto desconfortáveis.
Modelo Alpinestars, estilo "on-road"
Outros (maioria) preferem usar botas específicas para viagens on-road, normalmente feitas de couro na cor preta, com solado mais liso e menores em altura que cobre o tornozelo (que as de off-road). São botas leves e as de qualidade cumprem bem o seu papel, mas existem outros tipos.
Modelo Forma Adventure, nova tendência de botas para viagens
Nos últimos anos, com o crescimento do moto turismo no mundo, assim como o acréscimo nas vendas de motos para todos os tipos de terrenos (Big Trails), os fabricantes desenvolveram botas também para todo tipo de terreno e viagens. São modelos que mesclam as botas de off-road/trilha com as botas de turismo on-road, com características que as diferenciam, quer sejam:
- Impermeáveis;
- Solado com garras seguras para se andar no asfalto, terra e outros pavimentos;
- Várias proteções;
- Possuem o cano alto para cobrir o tornozelo (se comparadas as de on-road);
- Leves e confortáveis para além de pilotar, caminhar (se comparadas as de trilha/off-road, já se comparadas com as de on-road são mais pesadas);
- Visual e design mais “arrojado e agressivo”, além de mais sólido no que tange a proteção se comparados as botas de on-road.
Existem vários modelos, tais como a Forma Adventure, TCX Adventure e Revit Apache. Sendo esses apenas poucos exemplos.
Modelo Revit Apache
Modelo TCX Adventure
Impermeabilidade
Gostaria de tecer uns comentários sobre impermeabilidade de botas.
As botas para motociclistas (importadas ao menos), comercializadas como impermeáveis, passam por testes de até 30 minutos sobre a água, alguns modelos por 60 minutos. Porém, isso não é garantia de impermeabilidade em 100%, devido a fatores como:
- Se a chuva for intensa e por várias horas;
- Se o motociclista usar a calça (mesmo que impermeável) por dentro da bota, ai pode entrar água pelas fissuras do tecido.
Existem modelos muito usados por motoboys, que de fato são impermeáveis, porém, pecam em proteção e não agradam a maioria. O ideal é usar uma bota impermeável e conforme a chuva, contar ainda com o uso daquelas capas especiais para botas.
Botas Off Road, maioria não impermeáveis.
Modelos curtos
Além de uma bota como as acima, numa longa viagem, dessas que ficaremos vários dias, semanas ou mesmo meses na estrada, é bacana levar também outra bota, menor, para uso por exemplo num deslocamento que faremos dentro de alguma cidade que estamos pernoitando, onde não seja necessário usar a bota “principal”. Nesse caso, devido ao volume e conforme esse uso específico, podemos optar por usar uma bota curta, mas com as devidas proteções que precisamos.
Modelos curtos da TCX, existem também da Alpinestars, Bering, Revit e várias outras marcas.
Comentários finais
Particularmente não gosto de usar botas de off-road em viagens, são demasiadamente pesadas, para andar fora da moto, curtir as paradas e fotos, são cansativas, ao chegar nos hotéis e retirá-las é um verdadeiro alívio! As boas on-road, para quem viaja, são ótimas, leves, confortáveis e as de boa qualidade, impermeáveis na maioria das chuvas, no mais, basta usar aquelas capas especiais para botas, nas chuvas mais fortes e duradouras.
Recentemente adquiri a bota Forma Adventure, novo modelo que podemos chamar de “on-road que mescla com off-road”, ela é bacana, mais pesada que uma on-road, com o cano que protege o tornozê-lo mais longo, tem um design atraente, mas confesso, não é mais confortável que botas on-road de boa qualidade. Mas, em viagens mais longas é a bota que venho utilizando, me dá mais segurança no que tange a proteção. Na cidade, uso apenas botas curtas, como essas que abordei nesse texto.
Tenho atualmente vários pares diferentes de botas, para todas as ocasiões. Nunca piloto usando calçados não específicos. Existem uma infinidades de modelos diferentes, com design, cores, proteções, características e preços que agradam a qualquer motociclista. O importante é termos consciência que precisamos usar botas especiais para motociclistas, da melhor qualidade que possamos investir, segurança sempre em primeiro lugar, sempre!
RockRiders.com.br indica as lojas abaixo especializadas em produtos para motociclistas:
Nova Suzuki - www.novasuzuki.com.br
Toleman - www.toleman.com.br
Hpartsmoto - www.hpartsmoto.com.br
Comentários
Postar um comentário