Serras de Minas: 10 opções incríveis para você curtir os feriados
Feriado chegando e você quer curtir a família, mas só aparecem opções de passeios com muito agito? Nós do aguaXterra somos especialistas em fugir desses programas. E é por isso que sempre divulgamos cidades que se destacam por suas belezas naturais. Mas hoje não vamos falar de uma cidade, mas de várias serras: as serras de Minas.
Para não darmos destaque a alguma em especial, usaremos um recurso bastante simples para enumerá-las: a ordem alfabética.
Serras de Minas
Minas Gerais é um Estado montanhoso e serras não faltam. Em suas 853 cidades há muitas belezas que vão encantar qualquer pessoa que ame aventuras. Comecemos então nosso passeio por elas.
1) Da Canastra
A Serra da Canastra é um dos principais atrativos turísticos de Minas.
Cachoeiras maravilhosas que encantam os visitantes, belezas naturais incríveis e um queijo difícil de se igualar. Esses são alguns chamariscos para quem quer paz, sossego e muitas maravilhas para encher os olhos.
Cidades em destaque: São Roque de Minas e São João Batista do Glória.
2) Do Caparaó
Quem gosta de um trekking, a região da Serra do Caparaó proporciona essa experiência. É lá que está situado o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude. O local fica entre Minas Gerais e Espírito Santo e possui belíssimas quedas d’água. Entre elas se destaca o Vale Encantado, formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais.
Cidade em destaque: Alto Caparaó.
3) Do Caraça
4) Do Cipó
A belíssima cachoeira Véu da Noiva
Prózma à capital mineira, a Serra do Cipó tem origem no século 18, ao redor de uma pequena capela construída no local. A cidade onde se situa a sua entrada é Santana do Riacho e cachoeiras como Véu da Noiva são imperdíveis. O sítios arqueológicos da região de Lagoa Santa também chamam bastante atenção.
Cidades em destaque: Santana do Riacho, Lagoa Santa e Jaboticatubas.
5)Do Ibitipoca
Outra atração incrível entre as serras de Minas é a do Ibitipoca. Piscinas naturais, cachoeiras, grutas… São vários os atrativos das cidades de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Isso torna o Parque Estadual do Ibitipoca o mais visitado de Minas Gerais
Local em destaque: Conceição do Ibitipoca.
6) Da Mantiqueira
Poços de Caldas é umas cidades mais charmosas do local e é perfeita para saltar de parapente.
Situada entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira é uma das regiões mais bonitas do estado. Muita tranquilidade além de belíssimas cachoeiras e formações rochosas atraem vários visitantes. Contemplar paisagens decoradas por espécies de plantas e animais da mata atlântica ou mesmo pular de parapente são outras boas opções.
Destaques: Barbacena, Poços de Caldas, Camanducaia e Maria da Fé.
7) Da Moeda
A Serra da Moeda é um paraíso para quem gosta de lugares altos. Situada a 1.500 metros de altitude, ela possibilita visualizar belíssimas paisagens mineiras. Em Moeda, além de cachoeiras muito interessantes, é possível saborear doces maravilhosos.
Em Nova Lima, por exemplo, o destaque é São Sebastião das Águas Claras, também conhecido como Macacos. O lugar é delicioso para descansar e comer excelentes petiscos.
Já Brumadinho é terra do Inhotim, um instituto de arte contemporânea e jardim botânico que pode ser visitado em mais de um dia. E, para quem gosta de uma boa aventura, no Topo do Mundo, é possível realizar um voo de parapente.
8) De São José
9) Da Piedade
Um local imperdível em Minas Gerais é a Serra da Piedade, em Caeté. O local é lindo e possui no seu topo o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. E quem gosta de observar a lua e as estrelas pode ir ao Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
10) De Santa Helena
Por último, mas não menos importante, destacamos, entre as serras de Minas, a de Santa Helena. Localizada a apenas 7 km do centro de Sete Lagoas, é um ótimo local para a prática do parapente e também para a religiosidade. Isso se deve ao fato de ela possuir cerca de 1.000 metros de altitude e a Igrejinha da Serra, construída em 1852.
Comentários
Postar um comentário