Rota do Sol no Rio Grande do Sul: turismo na estrada no RS
A Rota do Sol no Rio Grande do Sul é uma importante rodovia que liga a Serra Gaúcha ao Litoral do estado. A rota se inicia na RS-486, na cidade de Capão da Canoa, e cruza a BR-101, atravessando a cidade de Terra de Areia, muito conhecida por sua produção de abacaxis. Depois, ela passa por Itati e vai até a cidade de Tainhas.
A partir de Tainhas, a Rota do Sol vai por três direções, a primeira pela RS-020, que segue por Campos de Cima da Serra, a segunda pela RS-020, que passa por Gramado, Canela e São Francisco de Paula até São Leopoldo. A terceira vai pela RS-253, que vai de Caxias do Sul até Bento Gonçalves, dando início a outra famosa rota: a Rota Do Vinho e Uva.
Conheça mais sobre a Rota do Sol que é considerada uma das estradas mais bonitas do Rio Grande do Sul e oferece um roteiro interessante para o turismo.
Vacaria – Campos de Cima da Serra
A cidade de Vacaria, que faz parte dos Campos de Cima da Serra, é uma das cidades que é parada obrigatória para quem segue pela Rota do Sol. O município é conhecido por seu turismo rural e ecoturismo. A cidade também é lar de obras-primas da natureza, como os impressionantes cânions dos Aparados da Serra; lugares para a realização de esportes radicais, como rapel, trilhas e passeios pelas cachoeiras de águas cristalinas.
Outra opção para se divertir em Campos de Cima da Serra é usufruir das opções de enoturismo. A cidade de Vacaria possui em seus arredores seis vinhedos, alguns até mesmo oferecem a possibilidade de visitação.
São Francisco de Paula
Outra cidade que se encontra à margem da Rota do Sol no Rio Grande do Sul é São Francisco de Paula, também conhecida por São Chico. Essa é uma cidade segura, apaixonante e acolhedora que, além de encher os olhos com lindas paisagens, possui várias opções de turismo.
O Lago São Bernardo, um dos principais pontos turísticos da cidade, conta com lindas paisagens formadas por diversos tons diferentes de folhagens. São 1.900 metros de extensão e 5 metros de profundidade.
O local é ideal para fazer caminhadas, exercícios, andar de bicicleta e utilizar a academia ao ar livre ou simplesmente ficar embaixo das lindas árvores e contemplar a paisagem, e claro tirar muitas fotos. Inclusive, conheças as opções de hotéis em São Francisco de Paula.
Para quem gosta de fazer trilhas, outro local que você não pode deixar de visitar é o Parque da Cachoeira. Com diversas trilhas bem sinalizadas que percorrerem a mata e belíssimas paisagens, o parque é perfeito para os amantes de aventura ou para simplesmente fazer um piquenique e contemplar as belezas.
Canela
Chegando a uma das cidades mais famosas, Canela é com toda certeza parada obrigatória para quem visita a região. A cidade é conhecida por oferecer grande variedade de opções turísticas, como o Parque Estadual do Caracol, onde se localiza a Cascata do Caracol.
Para os amantes da natureza, a dica é visitar o Parque da Ferradura, que possui uma grande variedade de paisagens naturais e, no retorno, não deixe de conhecer o Castelinho Caracol, uma linda casa construída em madeira, que é o apfelstrudel mais famoso da região. Veja um roteiro em Gramado e Canela completo.
A cidade conta até mesmo com atrações para os amantes de velocidade, como o Hollywood Dream Cars, que possui vários veículos antigos, e a Super Carros, que além de expor os veículos, também aluga carros de marcas como Porsche e Ferrari. Ambas as atrações fazer parte do Passaporte 5 museus em Gramado e Canela.
Gramado
Considerada uma das cidades mais românticas do Brasil, Gramado é também um dos locais que você não pode deixar de conhecer. A cidade, além de suas clássicas atrações turísticas, é repleta de natureza e bem marcada pelos seus traços da arquitetura européia. Veja os principais pontos turísticos de Gramado.
O passeio de pedalinho no Lago Negro é uma das paradas obrigatórias. Perfeito para um passeio a dois, o lago é cercado por pinheiros e hortênsias, mesmo sendo artificial, as águas verdes criam um clima de tranquilidade. Confira onde ficar em Gramado.
Também é possível fazer uma caminhada na pista que há ao redor do lago. Aberto 24 horas, o Lago Negro é uma ótima opção de passeio acessível, mas os pedalinhos só funcionam das 8h30 às 19h. Outra opção de passeio é conhecer a neve no parque Snowland. Veja ingresso antecipado para o Snowland.
Inaugurado em 2013, esse complexo é um dos primeiros parques de neve indoor das Américas, com mais de 16 mil metros quadrados, divididos em três ambientes:
- Vilarejo Alpino: recria o clima dos Alpes Suíços, possui pista de patinação, restaurantes, simulador 7D e galeria com lojas.
- Montanha de Neve: a única do Brasil, nela é possível aprender a praticar esqui e snowboard.
- Mirante Bela Vista: oferece uma vista magnífica da Montanha de Neve.
O parque conta ainda com equipamentos super modernos, que são capazes de recriar as condições necessárias para a formação de gelo, que mantêm a temperatura no local entre -2ºC e -2,5ºC. Inclusive é um dos passeios para fazer com crianças em Gramado e Canela.
São Leopoldo
Também margeando a Rota do sol no Rio Grande do Sul, São Leopoldo é uma cidade turística e universitária. Uma das melhores épocas para visitar é durante o mês de julho, quando acontece a festa da celebração da imigração alemã e o aniversário da cidade.
Essa é uma das maiores festas da região, enchendo a cidade de turistas que são atraídos pela gastronomia alemã, shows com artistas e bandas famosas, artesanatos, passeios, comércio, parques de diversões, oficinas, exposições e palestras.
Outra opção de passeio é para conhecer a jornada vivida pelos imigrantes alemães que povoaram a cidade e que chegaram navegando pelo Rio dos Sinos, o mais famoso da região.
Caxias do Sul
Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é também a segunda maior cidade do estado e possui uma grande variedade de atrações turísticas urbanas e rurais. É possível notar logo de cara as características da colonização italiana que a cidade sofreu ao longo dos anos.
As principais atrações são as vinícolas, castelos, rios, grutas, cachoeiras, museus, cânions e santuários ecológicos. É possível também viver um pouco do tradicionalismo italiano e gaúcho, com as belas paisagens do sul e a culinária única da região. Para isso, hospede-se em uma dos hotéis em oferta de Caxias do Sul.
Outra opção de passeio é conhecer o Vale Trentino com as seus parreirais, vinícolas e cantinas que preservam os costumes da tradição italiana. O local possui várias opções para os visitantes degustarem os vinhos da gastronomia típica.
Bento Gonçalves
Outra cidade à margem da Rota do Sol no Rio Grande do Sul e que também é cheia de referências à cultura Italiana é Bento Gonçalves. A principal forma de manifestação dessa cultura é através da arquitetura, mas também podemos notar traços nos costumes e no folclore. Veja os melhores passeios em Bento Gonçalves.
Um dos principais passeios é conhecer as inúmeras vinícolas, onde muitas até oferecem vistas guiadas por enólogos especializados, degustações e vendas. O Caminho da Pedra é outro trajeto que você não pode deixar de fazer, levando à colônia de São Pedro, distante 13 quilômetros do centro da cidade.
O roteiro do Caminho das Pedras possui sete quilômetros e passa por 28 construções belíssimas em pedra e madeira, dando uma aparência que remete ao Norte da Itália. É possível encontrar moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate, perfeitos para conhecer mais sobre o passado do local e tirar lindas fotos. Reserve um almoço em Bento Gonçalves.
Terra de Areia
Nessa parte da Rota do Sol, o viajante terá acesso à BR-101, que faz o trecho entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim como os demais trechos, as belas paisagens também são o destaque da viagem. A dica aqui é visitar o restaurante Miradouro e deliciar-se com a comida e a vista encantadora.
Além do miradouro, outra atração à parte são os túneis conhecidos como Reversão e Galeria da Curva, eles fazem ligação direta com os viadutos Aratinga e Humaitá, ou seja, a paisagem formada por esse conjunto de obras é realmente muito bonita.
Como aproveitar a Rota do Sol
Como você pode perceber, opção de cidades turísticas não faltam para quem está percorrendo a Rota do Sol no Rio Grande do Sul. Essas cidades são apenas algumas das que margeiam os três caminhos possíveis. Ainda há muitas outras e também uma infinidade de paradas que vale a pena conferir.
Uma dica que dou é seguir a rota sempre durante o dia, já que à noite pode ser um tanto perigoso encarar as subidas íngremes e curvas sinuosas sem enxergar praticamente nada à frente, principalmente se o trajeto for realizado no inverno, estação com maior incidência de neblina.
Comentários
Postar um comentário