BMW Motorrad Concept R18
O charme e a nostalgia das motos dos meados do século passado, convertidos num exercício de estilo e design que não deixa ninguém indiferente
A BMW Motorrad Concept R18 representa a essência do motociclismo. Trata-se de uma moto que pretende celebrar a arte de simplificar, de renunciar ao supérfluo e destacar as mais puras linhas. “O maior desafio do design é tornar tudo visível. Cada peça tem um propósito funcional. Não há muitos que se atrevam a adotar uma abordagem tão honesta ”, diz Bart Janssen Groesbeek, designer deste conceito.
A BMW Motorrad Concept R18 é imediatamente reconhecível através do seu genuíno e carismático motor boxer, do vseu eio de transmissão exposto, do quadro tubular, e do seu depósito de combustível em forma de gota, e ainda através da sua pintura preta com “pin striping” feito à mão, numa homenagem aos ícones clássicos da BMW Motorrad, exibindo no entanto linhas limpas de estilo moderno.
As proporções equilibradas que encontramos neste conceito são reminiscentes de clássicos como a BMW R5, e transmitem, mesmo à distância, a beleza intemporal que acontece sempre que as coisas são reduzidas ao essencial.
As suas linhas, desde o farol até ao cubo da roda traseira proporcionam uma elegância fluida, e as rodas de raios grandes, com 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira, conferem um importante equilíbrio visual ao imponente motor de dois cilindros opostos, com 1800 cc, uma recriação actual cuja aparência lembra os motores boxer que a BMW Motorrad usou nas suas motos até o final da década de 1960, mas agora com uma cilindrada consideravelmente maior e uma refrigeração moderna de ar / óleo.
Este grande motor foi projectado até o último detalhe: o bloco e a transmissão são fabricados de alumínio, com acabamentos polidos à mão, como é o caso das tampas das válvulas. Os carburadores duplos, da Solex, semelhantes aos do BMW 2002, evocam o histórico de construção da marca e adicionam um toque final à autenticidade visual da moto.
O assento “solo” em couro é inspirado nos clássicos da década de 1950, e foi reinterpretado para ser um pouco mais confortável. E esconde o amortecedor traseiro, ancorado no quadro, e que suporta o braço oscilante tubular de desenho muito bem conseguido, a imitar os quadros rígidos de meados do século passado.
O design do farol e do farolim também lembra os anos 50, assim como as manetes invertidas colocadas na expremidade do largo guiador.
A BMW Motorrad Concept R18 é a terceira interpretação do novo motor boxer de grande capacidade da BMW Motorrad, e a confirmação de que este novo motor vai mesmo entrar em produção.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/43563-bmw-motorrad-concept-r18/
Comentários
Postar um comentário