Dia do Motociclista

Brasília (DF) – No dia de hoje, 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional e Internacional do Motociclista.

No âmbito do Exército, a motocicleta desempenha papel importante em missões diversas. As primeiras motos usadas com fins militares no Brasil eram modelos M86, produzidas pela FN (empresa belga). Elas datam de 1936 e ajudaram a equipar nossas polícias especiais.
Oito anos depois, motociclistas também participaram da campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foram embarcados para a Europa exemplares do modelo WLA 42, da norte-americana Harley Davidson, com motor de dois cilindros e 740 cilindradas. Os primeiros soldados aliados que entraram no território alemão usavam justamente essa motocicleta.
Para pilotar motocicletas nas atividades da Força, é necessário possuir o Estágio de Motociclista Militar, conduzido pelas Unidades e Subunidades de Polícia do Exército existentes no Brasil. O Estágio tem o objetivo de habilitar os militares para missões de escoltas motorizadas, capacitando-os para o desempenho da função, por meio do desenvolvimento das habilidades e atributos necessários. Com duração de cinco semanas, a grade curricular contempla as disciplinas de Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta, Mecânica, Código Nacional de Trânsito, Motorista Militar, Viatura Militar e Motocicleta militar.
Dentre as principais atividades desempenhadas pelo motociclista militar estão as escoltas de autoridades civis e militares, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além da atuação em comboios militares, provendo segurança e rapidez aos deslocamentos. Também são realizadas apresentações em eventos de naturezas diversas, sendo a mais conhecida delas a famosa "pirâmide humana sobre motocicleta", apresentada pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, especialmente no Desfile Cívico-Militar do Dia Sete de Setembro.
 Uma homenagem à liberdade. É isto que todos que utilizam moto, independente do motivo, comemoram hoje. Este é o Dia Nacional do Motociclista. Um momento para celebrar tudo aquilo que a sua moto proporciona para você: histórias, experiências e adrenalina.

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de Julho. No entanto, até a data se tornar padrão, ela passou por diversas mudanças e foi associada a diferentes motivos.
Por isso, nós resolvemos contar um pouco sobre a origem do dia. Aproveite ainda e confira a lista que preparamos com alguns motivos os quais nos fazem apaixonados por motos.
Pronto? Então vamos lá.


O Dia Nacional Do Motociclista

A data, até 1998, era arbitrária. Cada grupo ou mesmo cidades comemoravam em datas independentes e ligada a motivos variados. Então, naquele ano, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) começou a trabalhar para unificar a comemoração.

Foi então que surgiu o dia 27 de julho. Nesta data, alguns locais já comemoravam como dia do motociclista. Isto porque, um deputado, em 1982, a criou pedido de um dono de uma concessionária. A ideia era prestar uma uma homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, falecido em 27 de julho de 1974.

Logo, a ABRAM optou por oficializar esta como a data oficial a ser comemorada em todo o Brasil. Desde 2000 também a associação trabalha com a Semana no Motociclista, como uma forma de valorizar e divulgar a comemoração ainda mais.


4 Motivos Para Comemorar O Dia Nacional Do Motociclista


Quem se locomove por aí em duas rodas, seja qual for o contexto, tem uma lista pronta para justificar sua opção pelas motos. É claro, não faltam motivos. Por isso, escolhemos apenas cinco dentre todos que fazem a sua cabeça todos os dias.

#1 Liberdade

Este é, sem dúvidas, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é um sentimento que só é possível se compreender ao andar de moto.
Sem contar, que em uma viagem, você conhece e consegue ver muito mais do que de carro ou ônibus, por exemplo.

#2 Fazer amigos


A motocicleta é uma forma incrível de sociabilizar. Sabe como? Existem diversos grupos de motociclistas por todo o país, que se reúnem periodicamente e fazem passeios, viagens e trocam experiências.
E, mesmo que você ande sozinho por aí, a qualquer momento que você cruzar com outro motociclista é uma oportunidade para conversar, conhecer novas histórias e até mesmo iniciar uma amizade.
Afinal, todos vocês compartilham do mesmo amor: a motocicleta.

#3 Economia


Além de todos benefícios pessoais e as experiências, não podemos deixar de lembrar o quanto uma moto é econômica com relação a um carro, por exemplo. Você anda bem mais e gasta menos, ainda mais em um cenário atual onde o preço da gasolina tem oscilado tanto.

#4 Mobilidade


Trânsito é um caos em muitas regiões do Brasil. Por isso, carros estão associados a muita dor de cabeça e perda de tempo. Já as motos oferecem uma grande facilidade, a de conseguir se movimentar por entre os carros parados e rodar bem mais rápido.
Outra grande vantagem é para estacionar. As vagas, normalmente, são bem disputadas e geram mais tempo perdido, afinal você precisa rodar até encontrar. Já de moto isto fica mais simples, pois você precisa de pouco espaço.


Comemore Muito O Seu Dia


Agora que você já sabe o que está por trás do Dia Nacional do Motociclista e relembrou os principais motivos pelos quais você anda de moto, chegou a hora de ir para a rua. Mas antes, passe na Geração Boutique e escolha os acessórios de primeira linha para que você possa viver essa experiência ao máximo.
Curtiu esse post? Quer ficar por dentro das novidades do mundo sobre duas rodas? Acompanhe nosso blog e veja dicas, eventos e curiosidades sobre motos no Brasil e no mundo.


https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/data-de-27-de-julho-marca-o-dia-do-motociclista
https://www.geracaoboutique.com.br/acessorios/dia-nacional-do-motociclista/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada