Como Pilotar uma Moto (Iniciantes)

Aprender a pilotar uma motocicleta pode ser bem divertido. E o método mais adequado de aprendizado é treinar em um ambiente seguro e controlado. Ponha a segurança em primeiro lugar e providencie os equipamentos de proteção indicados para o estilo de veículo e pilotagem que deseja dominar. Se é iniciante, pode se matricular num curso de pilotagem defensiva, que o ajudará a ser um bom motociclista.

Parte1
Providenciando o equipamento adequado

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    Compre um capacete. É ele o item mais importante do motociclista. Portanto, encontre um que ofereça a devida proteção. Ou seja: bem ajustado à cabeça, confortável e que viabilize um amplo campo de visão.[1]
    • Para se proteger adequadamente, compre um capacete específico para o motociclismo e de acordo com as normas de segurança. O modelo não precisa ser caro, contanto que ofereça a proteção adequada. Capacetes qualificados por institutos de normas técnicas — Department of Transportation, nos Estados Unidos; Economic Comission for Europe, na Europa; INMETRO, no Brasil; entre outros — são os mais capazes de proteger seu crânio em caso de acidente. Essa instituição submete cada modelo de capacete a testes rigorosos para determinar se eles podem ser usados pelo público. Algumas marcas incluem em seus produtos elementos adicionais aos requisitos básicos para maior segurança e conforto. Há motociclistas que usam apenas capacetes com certificação Snell, que executa testes mais rígidos (de acordo com as exigências da organização sem fins lucrativos Snell Memorial Foundation[2]), com impacto em maior velocidade, contra superfícies mais duras etc.
    • Para encontrar um modelo do tamanho certo, tire a medida do crânio numa loja especializada em equipamentos de motociclismo ou faça-o por conta própria, passando uma fita métrica em volta da cabeça, a aproximadamente 1,5 cm das sobrancelhas. Compare a circunferência da cabeça com a tabela de medidas de cada marca de capacete, uma vez que o tamanho pode variar de uma para outra.
    • Para encontrar o formato adequado, experimente o capacete. Se o formato estiver correto, a linha superior do visor ficará logo acima das sobrancelhas e será possível introduzir apenas um dedo entre a cabeça e o interior do capacete. Esse detalhe é importante, pois o equipamento precisa ser bem ajustado para oferecer boa proteção. Existem capacetes que se ajustam melhor a determinados formatos de cabeça. Se o exemplar que você tem em mãos tem o tamanho certo mas lhe parece desconfortável, experimente outro. Os tipos mais seguros de capacete são o integral e o intercambiável.
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    Compre uma jaqueta. Num acidente, a jaqueta de motociclismo protege o tronco, inclusive os órgãos internos, do piloto. Pode ser feita de couro ou materiais sintéticos como o kevlar. Compre uma jaqueta com armadura para absorção de impacto e certificada por um instituto de normas técnicas — como o CE, da Europa, ou o INMETRO, do Brasil.[3]
    • Compre um modelo bem ajustado ao corpo, mas que ao mesmo tempo lhe permita mover os braços livremente. Leve em consideração também o clima de sua região. As jaquetas específicas para climas quentes têm mais zíperes e tecidos porosos, que permitem a circulação de ar em seu interior.
    • Se você quer uma jaqueta de couro, compre uma específica para motociclismo; não uma comum, incapaz de oferecer a proteção necessária numa atividade como pilotar.
    • A função da jaqueta não é proteger o piloto somente de impactos, mas também das intempéries: sol, vento, chuva, frio. Quanto mais confortável você estiver, mais atenção na estrada você terá e mais agradável será a viagem.[4]
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    Providencie botas, luvas e outros equipamentos de motociclismo. Tais peças aumentam o nível de segurança e conforto: as botas protegem os pés e tornozelos; as luvas protegem as mãos; a calça protege o quadril e as pernas.
    • Os pés ficam muito vulneráveis quando se pilota uma moto, daí a necessidade de boas botas, que protejam os tornozelos, tenham solado antiderrapante e bico de ferro. Para testar a qualidade da bota, pegue-a pelo calcanhar e pela ponta e torça-a: quanto maior a facilidade para torcê-la, menor a proteção que ela lhe ofereceria em caso de acidente.
    • Já o propósito da luva é proteger a mão de insetos e estilhaços, além de manter os dedos aquecidos. Providencie um par de luvas que dê a maior liberdade de movimento possível aos dedos e com tiras de velcro ao redor dos pulsos, que impedem que elas sejam arrancadas num impacto. O kevlar é o material mais indicado, pois é maleável, resistente e capaz de absorver grandes impactos.
    • A importância da calça é muitas vezes subestimada. A calça jeans é criada para proporcionar estilo, e não proteção, ao usuário, e portanto tem chances maiores de rasgar num acidente. O ideal seria uma calça de motociclismo do mesmo material que a jaqueta e projetada para suportar as forças a que seria submetida num acidente.

Parte2
Aprendendo a pilotar

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    Faça um curso de pilotagem defensiva. Em alguns países do mundo, esse curso é um requisito da carta de habilitação. Mas, ainda que não o seja, ele lhe dará as ferramentas para pilotar de acordo com a técnica apropriada e com as normas de segurança.
    • Motociclistas novatos podem fazer um curso básico de pilotagem. Entre em contato com o departamento de trânsito para saber se há algum curso assim na sua região e onde ele é oferecido. Tais cursos são disponibilizados pelo governo ou por autoescolas privadas.[5]
    • A maioria das autoescolas empresta motocicletas aos condutores que não têm uma. No curso, você aprenderá os fundamentos da pilotagem e da segurança.
    • A maioria dos cursos têm uma parte teórica, em sala de aula, e outra prática, na motocicleta. Antes de receber a carta de habilitação, o aluno é submetido a testes.
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    Aprenda os controles. Familiarize-se com os controles básicos antes de pilotar. Quando você estiver na rua, terá de reagir rápido, o que pode ser perigoso para quem não conhece os comandos básicos do veículo.
    • O manete da embreagem fica normalmente à esquerda do guidão, e sua função é desengatar a roda traseira da transmissão durante a troca de marchas.
    • O pedal de câmbio fica normalmente sob o pé esquerdo, e sua função é aumentar ou diminuir a marcha enquanto a embreagem estiver apertada.
    • A manopla do lado direito é o acelerador. O manete à frente dele, o freio da roda dianteira.
    • O pedal do lado direito da motocicleta é o freio traseiro.
    • Geralmente, os controles do lado esquerdo da motocicleta são relacionados às marchas, ao passo que os do lado direito são relacionados à aceleração e freio.
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    Suba na moto. O modo adequado de montar é pelo lado esquerdo. Pegue o guidão e passe a perna direita por cima do assento, firmando bem o pé no solo do lado oposto da moto ao concluir o movimento.
    • A melhor maneira de se entender os componentes da moto é testar cada um deles antes de dar a partida.
    • Encontre a melhor posição para usar a moto. Pegue as duas manoplas do guidão e teste os manetes de freio e embreagem. Veja se você consegue alcançá-los confortavelmente. Sentado na posição normal, você deve ser capaz de alcançar o guidão com os braços ligeiramente flexionados. Os manetes têm de ser bem acessíveis aos dedos.
    • Veja se consegue pôr as plantas dos pés no chão. Tente perceber o peso da modo abaixo de si. Além do quê, o condutor precisa conseguir usar o pedal de câmbio sem deslizar ou levantar o pé no pedal de apoio.[6]
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    Aprenda a manusear a embreagem. Ela é usada para trocar de marcha: quando pressionada, a transmissão deixa de direcionar a potência do motor para a roda traseira. A motocicleta entra então em estado neutro, permitindo ao piloto cambiar a marcha.[7]
    • Pense na embreagem como um botão deslizante, não como um interruptor. Em outras palavras, ela possui gradações, exige que o condutor a pressione e libere lentamente para não afogar o motor.
    • Ao dar a partida, puxe a embreagem e ponha a moto em primeira, empurrando para baixo o pedal de câmbio (sob o pé esquerdo). Talvez seja necessário pisar no câmbio várias vezes. Você saberá que está em primeira quando não sentir resistência por parte da moto.
    • A maioria das motocicletas obedece ao sistema de machas "um para baixo, cinco para cima", no qual as marchas têm esta ordem: primeira, ponto morto, segunda, terceira e assim por diante. Sempre que se engata uma determinada marcha, o número correspondente se acende no painel.
    • O primeiro passo para trocar de marcha é apertar a embreagem para desengatar a roda traseira. À medida que fizer isso, afrouxe o acelerador para impedir a moto de engasgar quando você soltar a embreagem. Troque a marcha com o pé esquerdo, ainda com o acelerador reduzido. Por fim, solte a embreagem para re-engatar a roda traseira.
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    Dê a partida. Pressione a embreagem, encontre o interruptor — um botão vermelho localizado à direita do guidão — e ligue-o. A maioria das motocicletas contemporâneas tem um sistema automático de partida que dispensa o pedal de arranque. Em modelos mais velhos, é preciso usar o pedal de arranque — que fica logo atrás do apoio para o pé direito — para dar a partida.[8]
    • Ponha a chave em posição de ignição e confira se as luzes e visores do painel estão ativados.
    • Ponha a motocicleta em ponto morto. Para isso, basta colocar a moto em primeira e subir uma marcha. Confira no painel se a luz "N" está acesa.
    • Com o dedão direito, aperte o botão de partida — que, na maioria dos modelos, fica logo abaixo do interruptor. Trata-se de um botão redondo com o desenho de uma seta circular que contorna um pictograma de raio.
    • Feito isso, deixe a motocicleta funcionar por aproximadamente 45 segundos para aquecer o motor.
    • Com as duas plantas dos pés no chão, puxe a embreagem. Repita isso algumas vezes para sentir as várias gradações da embreagem.
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    Tente "caminhar" com a moto. Sentado nela, ponha os dois pés no chão, pouco à frente do tronco. Lentamente solte a embreagem e deixe o veículo se deslocar para a frente.
    • Deixe a motocicleta avançar usando apenas a embreagem e equilibre-se usando os pés.
    • Vá repetindo o exercício até ser capaz de manter a motocicleta em movimento e equilibrada, sem pôr os pés no chão. O objetivo aqui é adquirir um senso de equilíbrio.

Parte3
Pilotando a motocicleta

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    Comece a conduzir. Uma vez ligado e aquecido o motor, é hora de andar com a motocicleta. Para colocar a moto em primeira, aperte a embreagem e solte o acelerador.[9]
    • Suspenda o cavalete antes de sair.
    • Solte devagar o manete da embreagem até o veículo começar a se deslocar.
    • Talvez seja necessário soltar o acelerador para o motor não engasgar durante o desengate da embreagem.
    • Quando começar a se mover, acelere discretamente e ponha os pés nos apoios.
    • Tente andar em linha reta. À medida que soltar a embreagem e girar o acelerador para ganhar velocidade, tente permanecer em linha reta. No momento em que quiser parar, puxe lentamente o manete de embreagem e use os freios traseiro e dianteiro simultaneamente. E, quando finalmente perder aceleração, apoie-se no chão com o pé direito, tentando se equilibrar com a perna esquerda.
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    Pratique a troca de marchas. Após aprender a andar em linha reta, é hora de aprender a trocar as marchas. Sinta o "ponto de fricção" da moto — o ponto da embreagem em que a transmissão entra em contato com a roda traseira e gera resistência. É nele que a energia do motor começa a ser transferida para a roda. O câmbio da motocicleta é sequencial, ou seja, o condutor só pode alternar para uma marcha vizinha, maior ou menor, daquela em que ele se encontra. Saber o momento certo de trocar de marcha requer alguma prática — o motor roda com maior velocidade no momento certo de usar o câmbio.[10]
    • Com a motocicleta ligada, coloque o motor em primeira. Empurre o pedal de câmbio para baixo e ele deverá fazer um clique. Você saberá que a moto está em primeira marcha quando o pedal de câmbio não fizer um clique quando empurrado para baixo.
    • Solte a embreagem lentamente, e o veículo se deslocará para a frente. Quando quiser ir mais rápido, acelere com cuidado enquanto libera o manete de embreagem.
    • Para engatar a segunda, puxe a embreagem, solte ligeiramente o acelerador e mova para cima o pedal de câmbio para entrar em ponto morto. Confira no painel se a luz de ponto morto está ligada. Libere a embreagem e acelere outra vez. Repita este procedimento para aumentar a marcha.
    • Depois da segunda marcha, não é necessário elevar tanto o pedal de câmbio quanto para entrar em ponto morto.
    • Para diminuir a marcha, solte o acelerador, puxando o freio muito ligeiramente. Aperte o manete de embreagem, empurre para baixo o pedal de câmbio e solte a embreagem.
    • Quando você aprender a diminuir a marcha, poderá parar a moto em segunda e, depois que ela estiver completamente parada, colocá-la em primeira.
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    Pratique as curvas. A motocicleta, assim como a bicicleta, precisa ser manobrada por contra esterço acima dos 16 km/h. Puxe para perto de si o lado do guidão correspondente à direção em que você deseja ir. À medida que a moto se inclinar, não desvie o olhar para baixo, mas continue a olhar para onde está indo.
    • Lembre-se de desacelerar à medida que fizer a curva, e não use o freio durante ela. Solte o acelerador e freie antes de começar a curva.
    • Mantenha a cabeça elevada e olhe no rumo que vai tomar. Vire o guidão na direção desejada. Controle o acelerador para ajustar a velocidade durante a curva.
    • Conforme desacelera, volte a cabeça em direção ao fim da curva. A motocicleta seguirá o ponto que você fixar com os olhos. Encontre o final da curva e mire-o. Durante uma curva, jamais olhe para baixo ou para o chão. Embora fazer uma curva sem olhar para outras direções pareça estranho, isso pode influenciar no seu deslocamento e impedir que você faça a manobra adequadamente.
    • Vire o guidão para a direção em que deseja ir. Ou seja: se vai virar à esquerda, empurre para longe de si a ponta direita do guidão, o que fará a motocicleta se inclinar para a esquerda. Deixe-se inclinar com ela e gire ligeiramente o acelerador para ganhar velocidade. À medida que concluir a curva e endireitar a moto, mantenha a mesma aceleração. Deixe a motocicleta endireitar-se sozinha, sem interferir com o guidão.
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    Pratique desacelerar e parar. Agora que dominou a partida, a troca de marcha e as curvas, precisa saber como perder velocidade e parar. Lembre-se de que o manete da direita opera o freio dianteiro; e o pedal direito, o freio traseiro. Na maioria das vezes, a maneira adequada de parar é usar primeiro o freio dianteiro e, só após perder alguma velocidade, o traseiro.[11]
    • Para parar totalmente, o melhor é começar a desacelerando com o freio dianteiro e, um pouco depois, com o traseiro.
    • À medida que desacelerar, diminua a marcha. Você nem sempre precisará colocar a motocicleta em primeira. É possível estacionar a moto em segunda e engatar a primeira depois de estacionado.
    • Puxe a embreagem enquanto estiver desacelerando para diminuir a marcha.
    • Use os dois freios quando começar a perder velocidade. Preste atenção para não girar a manopla do acelerador por acidente tentando alcançar o manete de freio dianteiro, que fica logo à frente dele.
    • Aumente a pressão sobre os freios gradativamente — nunca de uma vez só, o que poderia parar a moto abruptamente e capotá-la.
    • Ao parar completamente, mantenha pressionado o freio dianteiro e apoie bem os pés no chão — primeiro o esquerdo, depois o direito.

Dicas

  • Encontre um amigo que saiba pilotar. Ele poderá ajudá-lo a corrigir erros e progredir mais rapidamente.
  • Nunca pilote sem os equipamentos de segurança: capacete, luvas, proteção nos olhos, botas de cano acima do tornozelo. Adote este lema: "todos os itens de proteção, o tempo todo".
  • Encontre um curso de pilotagem defensiva em sua região. São oferecidos de graça em alguns estados dos Estados Unidos e vários países do mundo, e mediante uma taxa em outros lugares. Seu objetivo é ensinar aos condutores a maneira mais apropriada e segura de se pilotar. Algumas seguradoras dão descontos a motociclistas que apresentam o certificado de pilotagem defensiva.
  • Encontre um espaço aberto e grande para praticar, como um estacionamento fora do horário de funcionamento.
  • Familiarize-se com a motocicleta. Saiba onde estão todos os comandos e aprenda a alcançá-los confortavelmente sem olhar para baixo. Isso é muito importante. Você não poderá tirar os olhos da estrada sempre que precisar trocar de marcha.
  • Jamais pilote sem o equipamento de segurança apropriado.
  • Jamais pilote sob influência de álcool ou substâncias psicoativas.
  • Cedo ou tarde, boa parte dos motociclistas acaba sofrendo algum acidente. O motociclismo é uma atividade perigosa, que pode causar ferimentos graves. Use sempre a técnica correta.

Materiais Necessários

  • Capacete de motociclismo
  • Luvas
  • Proteção para os olhos
  • Calçados resistentes que protejam os tornozelos
  • Uma motocicleta (pequena, de preferência)

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