Rocket 3 TFC - a Triumph mais potente da história tem 2.500cc e 170cv

Uma exclusiva edição Triumph Factory Custom limitada a 750 unidades, que já pode ser encomendada nos concessionários da marca.



A Triumph Rocket é, desde o seu lançamento, em 2004, a moto de produção em série com o motor de maior cilindrada. A versão TFC da Rocket 3 agora apresentada, e que já pode ser encomendada nos concessionários oficiais da Triumph, disponibiliza um binário avassalador de 221Nm, capaz de fazer o motor tricilíndrico debitar 170cv de potência.

Para manter tudo sob controlo, a Triumph não poupou no equipamento, e por isso, a travagem está a cargo de material Brembo, com e pinças Stilema (monobloco de 4 pistões), bombas MCS e 2 discos de 320mm, assistidos por “cornering ABS”.




A suspensão tem a assinatura da Showa, com a forquilha invertida de 47mm de diâmetro, completamente regulável, a oferecer um curso de 120mm, enquanto que o amortecedor traseiro, completamente ajustável e com regulação remota da pré-carga, tem um curso de 107mm.

Mas não foi só no equipamento que a Triumph investiu para garantir um comportamento dinâmico ainda mais refinado. A utilização de componentes mais leves, nomeadamente o quadro exclusivo, integralmente fabricado em alumínio, o mono-braço oscilante também em alumínio e carenagens em fibra de carbono, conseguiram reduzir o peso final da Rocket 3 TFC em mais de 40kg.

As ajudas electrónicas à condução não podiam deixar de estar presentes, numa moto com tanta potência, pelo que além do já referido “cornering ABS”, a Rocket3 TFC conta também com controlo de tracção regulável, configurado automaticamente pelo acelerador electrónico que oferece 4 modos de potência (Road, Rain, Sport e Rider-configurável), além de Cruise Control.




O motor de 2458cc também foi revisto, e a utilização de materiais leves como o titânio, empregue nas válvulas de admissão, permitem além de contribuir para o esforço de emagrecimento, alcançar um maior regime de rotação. 

A caixa de 6 velocidades conta com quickshifter integral, além de uma embraiagem deslizante “slip&assist”, e em manobra o Hill Hold Control (travão automático para subida) é outra grande ajuda para qualquer motociclista, mesmo tendo em conta que o assento está a 773 mm do chão. 

A Rocket 3 TFC ainda está equipada com “Keyless Ignition” pelo que não necessita de chave para dar arranque e Tyre Pressure Monitoring System (TPMS) que monitoriza a pressão dos pneus. A iluminação é integralmente em LED. Um módulo “Bluetooth” disponível como opcional, garante a interação de um smartphone com o painel de instrumentos em TFT a cores, que além de navegação “curva a curva - powered by Google”, ainda permite controlar “action cameras” GoPro, além da operação do telefone e da audição de músicas.




As suas linhas musculosas nunca esconderam que se trata de uma moto performante, capaz de transmitir sensações que mais nenhuma moto consegue. Para um aspecto verdadeiramente impressionante, a Triumph Rocket 3 TFC possui um assento de passageiro amovível, com os poisa-pés de trás engenhosamente escondidos. 

As cablagens dos comandos estão também escondidos dentro do guiador, e tem rodas generosas, com jantes de alumínio fundido, equipadas com pneus 150/80 R17 V na frente, e 240/50 R16 V na traseira. Um escape Arrow “3 em 1” em aço inox, com ponteiras em fibra de carbono, contrasta com a chapa de identificação, com acabamentos a dourado.




https://www.andardemoto.pt/moto-news/43094-rocket-3-tfc-a-triumph-mais-potente-da-historia-tem-2-500cc-e-170cv/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil