Pilotar na estrada com chuva, dicas e comentários
Como diz o velho ditado, cada caso é um caso. O certo é que pilotar na chuva requer cuidados especiais...
Pelo motociclista Policarpo Jr
Piloto motos já há alguns bons anos, pelas mais variadas estradas de dezenas de países, e penso que não existem “regras rigídas que servem para todas as pessoas, motos e condições de chuva”. Cada caso é um caso, como diz o velho ditado.
Antes de mais nada, pilotar na chuva é uma realidade que não dá para fugir, ao menos para aqueles que empreendem longas viagens. Outra coisa, quantos mais dias você passar na estrada viajando, mais chances terá de pegar chuva! Por exemplo, você pode fazer uma viagem de 1200 km em apenas 1 dia ou percorrer a mesma distância em 6 dias, terá mais chances de pegar chuva nesse último caso.
Num dia de muita chuva no México...
As dicas e comentários que me refiro nessa matéria, os fiz, pensando em pilotar na chuva na estrada, digo isso uma vez que nas cidades as circunstâncias são outras, embora muito do abordado nessa matéria também faça sentido nas cidades.
Bom, vamos por partes, dividirei esse texto em tópicos que julgo relevantes.
Vestimentas do motociclista
Pode parecer bobagem para muitos, mas para outros tantos acredito que não seja. Mesmo que você tenha a jaqueta, calça, bota e luva mais cara do planeta que “garante no manual” que é waterproof. Amigo(a), dependendo da chuva, te garanto, vai molhar! Já experimentei vestimentas de cordura das melhores marcas do mercado e é certeza, se chover forte por 3 horas seguidas, a água vai passar!
Pilotar com chuva até vai, agora encharcado e com frio é complicado. Por isso, é preciso que antes de pegar estrada, mais uma vez frisando, ao menos nas viagens mais longas, você tenha na moto:
- capa de chuva (calça e jaquetas que vão por cima das que você usa e que normalmente tem as proteções);
- leve sempre um par de luva de borracha fina, tipo aqueles que se usa na cozinha ou usada por dentistas, e se tiver muita chuva e/ou frio, use-a por baixo da sua luva de motociclista;
- ainda no quesito luvas, é ideal ter ao menos dois pares delas, porque, mesmo usando a luva de borracha por baixo, a sua luva principal vai ficar encharcada e desconfortável, ai você pode trocá-la por outra seca;
- para os pés, além da sua bota que lhe foi vendida como “impermeável”, que você pagou os “tubos”, alguns inclusive em prestações, tenha certeza, se a chuva for forte ou contínua por várias horas, seus pés irão sim ficarem molhados, sua meia vai ficar horrível! Mas, existem em lojas especializadas em artigos esportivos, meias waterproof, que ajudam a otimizar a questão dos seus pés não ficarem encharcados, ou, simplesmente, vista sua meia e coloque em cada pé um saco plástico desses de supermercado mesmo, ou de lixo pequeno, ai sim, resolverá o problema! Outra forma menos caseira é comprar o que aqui em Londres chamamos de "overboot waterproof" que é uma espécie de capa de chuva específica para as botas;
- colete ou capa de chuva de visibilidade: sabe aqueles coletes amarelos bem chamativos ou aquelas capas de chuva da mesma cor ou laranjas, que você um dia ou hoje mesmo pensa serem ridículos? No primeiro mundo praticamente todos os motociclistas usam, não só em dias de chuva amigo(a), até em dias secos ou a noite, é super comum isso! SEGURANÇA SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR. Faça o mesmo ai no Brasil ou seja lá que país for;
- Se a viseira do seu capacete tem encaixe para as lentes "Pinlock", pode investir e comprar isso, é excelente e realmente funciona, não deixando sua viseira ficar embaçada! (vide aqui matéria a respeito de lentes Pinklock)
Num dia de chuva entre a Alemanha e França...
Moto
Parece infantilidade dizer, mas vejo nas estradas motociclistas viajando com pneus carecas! É óbvio que antes de realizar uma longa viagem (nesse caso deveria ser qualquer viagem ou passeio, visto que pneu é essencial para segurança), você precisa sair com pneus novos ou semi-novos!
Outra questão, é óbvio também que motos com ABS são mais seguras, dentre outras circunstâncias, na chuva! Claro, se for usar uma moto para off-road, opte por aqueles modelos que podem ter o ABS desligado, bom isso, para a galera que curte terra é até bobagem dizer.
Pastilhas de freio: confira antes de sair para sua longa viagem, se as suas pastilhas de freios estão boas. O ideal é estarem no máximo com 30% da sua vida útil usada. A não ser que durante a viagem você curta parar numa mecânica e fazer manutenções que você já poderia ter feito antes de sair para sua viagem.
Ainda em pneus, calibragem correta, bom, essa nem precisaria dizer, você com certeza já sabe, se anda solo é diferente de com garupa e muitas bagagens, claro, você já leu o manual da sua moto.
Motociclista & pilotagem
Qual o motociclista que não adora pilotar na chuva? Todos gostam não é mesmo? Domingão chegou, 8 horas da manhã, tá chovendo, que delicia… vamos para a estrada! Eba!!
Mentira!! Nenhum motociclista amador que curte passear e viajar, gosta de pilotar na chuva! É claro que não… a primeira coisa que muitos dizem não ter, mas novamente estão mentindo, é medo e receios. SIM, PILOTAR NA CHUVA GERA MEDO, CLARO, TODOS SOMOS HUMANOS! E ter medo é muito importante. É ele que gera uma química em nosso corpo que nos deixam mais alerta, concentrados e preparados para o desafio. SIM, pilotar na chuva é um desafio, se for aquela chuvinha fininha que nem molha a pista, moleza, mas aquela que levanta água da pista é “phoda”!
Mas, como já escrevi, em longas viagens é quase certeza que você será obrigado a pilotar na chuva. Bom, então vamos lá:
- Medo: não tenha medo de ter medo! Ele é seu amigão, tenha medo e fique relaxado! Só não deixe o medo dominar você, a ponto de ficar tremendo, não conseguir movimentar direito seus braços, pernas, etc. Ai não, diga para o medo: olha beleza, você é meu amigo, mas eu sou motociclista!!
- Mantenha mais distância do veículo a sua frente, aqui na Europa o recomendado em dias de chuva são “4 segundos”, eu por exemplo, conforme a chuva, fico a no mínimo “6 segundos” do veículo a frente;
- Olhe sempre no retrovisor: isso vale com ou sem chuva, mas claro, com chuva, olhe mais ainda, se um veículo estiver muito próximo da sua traseira, deixe-o passar, ou dê um jeito de manter uma boa distância do veículo a frente e no de trás também;
- Digamos… você está rodando tranquilo num dia lindo e de repente começa uma chuva forte, pense seriamente em parar em algum posto ou local apropriado (acostamento não é para isso!) e aguarde uns 10 minutos, sabe por que? Simples, para a pista ser limpa da sujeira. 10 minutos farão diferença em sua viagem?;
- Situação semelhante a acima, é a seguinte, você está rodando já há algumas horas com chuva, nessa condição, a pilotagem é mais tensa, seus músculos estão mais cansados, seus olhos idem… ai para de chover, mas a pista continua molhada, porque também não parar por 10 minutos para deixá-la secar e voltar a pilotar com mais prazer e mais relaxado?;
- Tente se manter na pista na parte que passam os pneus do veículo a frente, assim, evita passar na parte que tem mais água;
- Devo freiar na pista molhada igual na pista seca? Você é um(a) motociclista! Tá careca de saber que não né, mesmo com ABS! Que nem bicicleta, carro, etc;
- Ao entrar num posto ou parar no pedágio, principalmente em dias chuvosos, tenha atenção redobrada com óleo na pista, nesses locais é onde mais se tem óleo, principalmente de caminhão e não é raro motociclistas levarem “tombos bobos”, muitos por falta de atenção e velocidade adequada ao entrar nesses locais;
- Normalmente rodo sem chuva a 110/130km/h, isso em autoestradas, sempre dentro ou um pouco abaixo do limite de velocidade. Na chuva, devo rodar a quanto, 90 ou 100km/h? Sei lá meu amigo(a)! Isso depende exclusivamente de você, da estrada que você está, da intensidade da chuva, da quantidade de veículos que está trafegando… use seu bom senso e lembre-se sempre: estou vivo e quero continuar assim;
- Você está viajando com um grupo de amigos, mas quando começa a chover você não se sente seguro para acompanhar o ritmo dos seus amigos, o que fazer? NÃO OS ACOMPANHE, mantenha o seu ritmo, aquele que você se sente seguro, simples assim! Assim que todos pararem, deixe o orgulho e ego de lado e apenas diga: desculpem amigos por eu ter ficado para trás, é que vocês estavam numa velocidade que eu não me senti seguro em acompanhar. Tenha certeza, se forem seus amigos mesmo, assim que voltarem para a estrada na chuva com você, eles é que irão rodar no seu ritmo!
- Deitar nas curvas: na chuva posso deitar minha moto nas curvas como sempre faço com pista seca? Sim, claro que pode, tendo consciência que assim suas chances de cair serão maiores!! É cada uma…
Dia chuvoso em alguma região da América Central...
Não sei para que eu li essa materia, se eu não piloto com chuva!
Normal amigo, muitos motociclistas dizem que não pilotam com chuva. Ninguém gosta mesmo, mas é certeza absoluta que algum dia não vai ter jeito, você irá sim pilotar na chuva, por isso, previna-se e esteja adequadamente preparado.
Fonte: Texto e fotos pelo motociclista Policarpo Jr - RockRiders.com.br
http://www.rockriders.com.br/index.php/conteudo-completo/dicas-para-motociclistas-equipamentos-documentos-viagens-de-moto/item/756-pilotar-uma-moto-na-estrada-dicas-e-comentarios
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