Tudo que mudou na nova MT-09 2020 lançada no Brasil

Yamaha acaba de lançar a novíssima MT-09 2020 no Brasil já com suas devidas atualizações apresentadas no mercado internacional, como o novo e característico farol duplo em LED.
O modelo estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março com preço público sugerido de R$43.690,00, sem frete.
Veja a seguir todos os detalhes e o que mudou nessa nova naked de três cilindros que foi responsável por inaugurar o conceito Dark Side of Japan no Brasil.
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Nova MT-09 2020 no Brasil

A Yamaha MT-09 evoluiu e está mais incrível do que nunca. A segunda geração do modelo ícone da Série Master of Torque ganhou várias novidades que a tornaram ainda mais eficiente, bonita e emocionante!
A nova MT-09 2020 tem um design animal. O novo conjunto óptico formado por dois faróis duplos em LED, as maiores tomadas de ar junto ao tanque e as carenagens de proteção do radiador, na qual agora são fixados os piscas, deixaram seu visual ainda mais arrojado e musculoso.
Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama junto à roda que é fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa.
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Nova Yamaha MT-09 2020 no Brasil, Design

O novo farol duplo, totalmente em LED, garante a Yamaha MT-09 2020 um visual sofisticado e agressivo.
A aparência musculosa, que é uma de suas marcas registradas, ficou ainda mais evidente com as novas e maiores entradas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador onde agora são fixados os piscas dianteiros.
O banco também é novo. Ele ganhou um formato mais anatômico e sua parte traseira está mais longa para oferecer maior espaço e conforto ao garupa.
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Na parte central, a ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e único. Enquanto que na traseira, os destaques são a nova lanterna em LED e o para-lama junto à roda, que fixado na balança da suspensão, também serve como suporte da placa.
Até mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais para a direita, tudo para tornar sua visualização ainda mais fácil.
Ele é completo e traz todas as informações que um motociclista precisa, como os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.
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Para poder curtir ainda mais toda sua esportividade e domar o torque brutal de seu destemido motor de 3 cilindros, a nova MT-09 2020 também vem equipada com diversas tecnologias embarcadas.
Entre elas estão o controle de tração, sistema “Quick Shift”, que permite trocas de marchas ainda mais rápidas, e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.
Master of Torque! A MT-09 é uma motocicleta completa e bem concebida em todos os detalhes, segundo a própria Yamaha. Seu motor é capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m.
Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.
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O motor de três cilindros da MT-09 é do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, que foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, significando Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado (a mesma utilizada na Yamaha M1).
Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente por entregar o torque e potência de forma linear e progressiva, permitindo assim que todo o potencial do motor seja mais facilmente explorado.
Graças ao Quick Shift as trocas de marchas são feitas em um piscar de olhos, apenas pressionando para cima o pedal do câmbio, sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, e mantendo a rotação do motor sempre alta.
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Isso acontece graças a um sensor junto ao pedal do câmbio que identifica seu movimento quando as marchas vão ser engatadas.
Nesse momento, o sistema Quick Shift – que não atua nas reduções – realiza o corte na ignição em uma fração de segundos, permitindo assim o rápido acionamento do câmbio sem que o mesmo, e também a embreagem, sejam danificados.
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Yamaha MT-09 2020 no Brasil, Tecnologia

O motor da MT-09 também é repleto de tecnologia. Ele é equipado com um moderno sistema de injeção eletrônica, em que o combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores.
Trabalhando integrado ao sistema de injeção, está o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), que detecta as menores ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit).
Por sua vez, a ECU calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ao condutor ter um controle mais preciso das respostas do motor.
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Nova MT-09 2020 D-Mode

Outro importante recurso oferecido na MT-09 é o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador (STD, A e B) que podem ser escolhidos de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um:
    • STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa como em alta velocidade;
    • A: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais rápidas;
    • B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.
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Nova MT-09 2020 Ciclística e Comportamento

Seu quadro inteiramente em alumínio é leve, compacto e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística, o baixo peso em ordem de marcha de 193 kg e a forma na qual ele é distribuído.
Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da motocicleta, o que a torna rápida nas mudanças de direção, sua distribuição do peso entre os dois eixos tem a proporção de 50.2% por 49.8%, ou seja, 97 kg para o dianteiro, e 96 kg para o traseiro.
Outras novidades na nova MT-09 que também garantem maior controle na pilotagem, presentes em motos de competição como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, são a embreagem deslizante, ou “Slip Clutch”, e o controle eletrônico de tração.
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O sistema de embreagem deslizante, conhecido como “Slip Clutch”, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento.
Já o controle eletrônico de tração tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela “destracione” em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso.
Esse recurso tem duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto que o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado.
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Ajustes na suspensão da nova Yamaha MT-09

Outro grande diferencial apontado pela Yamaha na nova MT-09, que a tornou ainda mais equilibrada, estável e fácil de controlar, são os novos ajustes da suspensão dianteira.
Como já acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, além da regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica.
Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, à forma que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.
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Freios ABS da nova MT-09 2020 no Brasil

Por fim, não menos importante quando o assunto é controle, estão os poderosos freios com ABS, capazes de fazer a nova MT-09 frear tão bem quanto acelera.
Ela é equipada com dois discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira.
Já o sistema ABS, garante o não travamento das rodas, tanto nas frenagens mais bruscas, quanto em condições de baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.
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Nova Yamaha MT-09 2020 Preço e data de chegada

A nova MT-09 2020 estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março ao preço público sugerido (sem frete) de R$43.690,00, e sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem.
As opções de cores para o modelo são: Preto Fosco (Matt Black), Azul (Racing Blue), e Cinza Sólido (Night Fluo).
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