Yamaha TMax e TMax Tech Max – Mais desportivas e tecnológicas
A Yamaha apresenta a nova geração desta maxiscooter que se tornou num símbolo da polivalência em duas rodas na Europa. Fique a conhecer os detalhes das novas Yamaha TMax e TMax Tech Max para 2022.
Duas décadas após o lançamento no mercado mundial da original TMax, a Yamaha prepara uma renovação bastante significativa da sua maxiscooter de topo. Para 2022 as novidades na TMax e TMax Tech Max afetam diferentes áreas, desde o motor até ao equipamento e design, tornando estas propostas da casa de Iwata ainda mais desportivas e tecnológicas.
A carenagem totalmente nova da TMax é mais compacta e apresenta um novo frontal
radical com asas agressivas e proeminentes entradas de ar angulares, bem como
faróis LED duplos, mais finos e com intermitentes integrados, que dão um visual
desportivo ainda mais vincado.
Apesar de manter uma aparência reconhecível como a icónica TMax, praticamente
todos os painéis da estrutura desta maxiscooter japonesa e partes exteriores
foram redesenhados para 2022, dando a este modelo uma aparência dinâmica.
Além da sua nova dianteira de linhas vincadas, a TMax apresenta um novo
para-brisas que contribui para o seu visual compacto e melhora a qualidade da
condução, e está também disponível uma secção com "cintura" muito
mais fina que melhora a mobilidade dos seus condutores. A nova secção traseira
mais suave com a sua luz travão em forma de T realça as linhas desportivas,
enquanto os novos boomerangs e painéis redesenhados combinam com o resto da
nova carenagem, dando ao modelo de 2022 um visual atraente mantendo a linhagem
da TMax.
Instalado num quadro tubular de provas dadas pelo equilíbrio e resistência,
encontramos na nova TMax um motor de dois cilindros paralelos de 560 cc com a
sua cambota de 360 graus com um sistema de equilíbrio de pistão recíproco.
Nunca utilizado noutra moto ou scooter, este design único ajuda a anular a
vibração sem a necessidade de um veio de equilíbrio rotativo convencional –
reduzindo substancialmente a altura do motor e permitindo a utilização de uma
área de armazenamento maior sob o assento. Ao adotar este layout exclusivo da TMax,
os engenheiros da Yamaha foram capazes de criar um motor potente, compacto e de
funcionamento suave.
Para garantir que o condutor desfruta de uma condução emocionante e desportiva,
a Yamaha redesenhou o sistema de escape, conferindo-lhe uma “afinação sonora”
específica.
Foi desenvolvida uma nova posição de condução, para permitir ao condutor
usufruir de todo o potencial desportivo do potente motor Euro5 de 560 cc e do
chassis em alumínio leve da TMax. Todos os três pontos do triângulo da posição
de condução foram movidos para criar uma postura corporal ligeiramente mais
inclinada para a frente.
Isto foi conseguido com a utilização de guiador de alumínio forjado com um novo
formato, incluindo uma curvatura para trás reduzida e uma curvatura superior
mais pequena, bem como com um assento e apoios de pés mais longos, que oferecem
maior liberdade de movimentos.
A escolha de reposicionar o condutor de forma a ficar mais descaído sobre a
frente da TMax foi tomada de forma a garantir um melhor “feedback” da roda
dianteira, permitindo ao condutor da maxiscooter japonesa desfrutar de um
controlo mais aprimorado sobre a direção.
De referir ainda que o encosto lombar do condutor é ajustável em 30 mm,
permitindo assim definir de forma mais pormenorizada a posição de condução
ideal.
Ao nível das suspensões, a Yamaha redefiniu por completo as afinações base da
forquilha invertida com bainhas de 41 mm e do monoamortecedor traseiro com sistema
de bielas. O objetivo foi dotar as suspensões da TMax de maior firmeza,
adaptando-as assim aos novos pneus Bridgestone Battlax SC2 especificamente
desenvolvidos para retirar o maior partido das jantes Spin Forged.
Estas jantes com desenho de dez braços são fabricadas com recurso a uma
tecnologia exclusiva da Yamaha. No caso das jantes da nova TMax, a marca
japonesa anuncia uma redução de 10% e 6%, respetivamente, na inércia da roda
dianteira e traseira. Isto traduz-se num comportamento melhorado das
suspensões, mas também deverá garantir uma capacidade dinâmica mais ágil.
A nova TMax recebeu uma atualização significativa com um ecrã TFT de 7
polegadas a cores, conectado por Bluetooth, que exibe uma série de dados
de leitura fácil. Os condutores podem selecionar um dos três estilos
disponíveis para se adequar às suas preferências pessoais. Os três exibem um
velocímetro digital central – o estilo Desportivo apresenta um tacómetro de
blocos radial, enquanto que o estilo Inteligente tem um tacómetro de ponteiro
mais subtil, e o estilo Autêntico exibe um tacómetro de ponteiro convencional.
Para além das habituais informações sobre o estado da scooter, o novo painel de
instrumentos, que pode ser ajustado através dos comandos no punho, inclui ainda
navegação de mapa completo da Garmin. A vista de estrada PhotoReal da Garmin
representa saídas e estradas ao longo da rota para uma navegação fácil, e uma
seta de cor brilhante que notifica o condutor da TMax da faixa de rodagem
apropriada para a próxima saída. Além disto, o sistema Garmin disponibiliza
diversos tipos de alerta.
A nova Yamaha TMax estará disponível nas seguintes cores: Icon Blue, Sword Grey
e Extreme Yellow.
Comentários
Postar um comentário