Yamaha TMax e TMax Tech Max – Mais desportivas e tecnológicas

 


A Yamaha apresenta a nova geração desta maxiscooter que se tornou num símbolo da polivalência em duas rodas na Europa. Fique a conhecer os detalhes das novas Yamaha TMax e TMax Tech Max para 2022.

 Duas décadas após o lançamento no mercado mundial da original TMax, a Yamaha prepara uma renovação bastante significativa da sua maxiscooter de topo. Para 2022 as novidades na TMax e TMax Tech Max afetam diferentes áreas, desde o motor até ao equipamento e design, tornando estas propostas da casa de Iwata ainda mais desportivas e tecnológicas.


A carenagem totalmente nova da TMax é mais compacta e apresenta um novo frontal radical com asas agressivas e proeminentes entradas de ar angulares, bem como faróis LED duplos, mais finos e com intermitentes integrados, que dão um visual desportivo ainda mais vincado.

Apesar de manter uma aparência reconhecível como a icónica TMax, praticamente todos os painéis da estrutura desta maxiscooter japonesa e partes exteriores foram redesenhados para 2022, dando a este modelo uma aparência dinâmica.
Além da sua nova dianteira de linhas vincadas, a TMax apresenta um novo para-brisas que contribui para o seu visual compacto e melhora a qualidade da condução, e está também disponível uma secção com "cintura" muito mais fina que melhora a mobilidade dos seus condutores. A nova secção traseira mais suave com a sua luz travão em forma de T realça as linhas desportivas, enquanto os novos boomerangs e painéis redesenhados combinam com o resto da nova carenagem, dando ao modelo de 2022 um visual atraente mantendo a linhagem da TMax.

Instalado num quadro tubular de provas dadas pelo equilíbrio e resistência, encontramos na nova TMax um motor de dois cilindros paralelos de 560 cc com a sua cambota de 360 graus com um sistema de equilíbrio de pistão recíproco.

Nunca utilizado noutra moto ou scooter, este design único ajuda a anular a vibração sem a necessidade de um veio de equilíbrio rotativo convencional – reduzindo substancialmente a altura do motor e permitindo a utilização de uma área de armazenamento maior sob o assento. Ao adotar este layout exclusivo da TMax, os engenheiros da Yamaha foram capazes de criar um motor potente, compacto e de funcionamento suave.
Para garantir que o condutor desfruta de uma condução emocionante e desportiva, a Yamaha redesenhou o sistema de escape, conferindo-lhe uma “afinação sonora” específica.

Foi desenvolvida uma nova posição de condução, para permitir ao condutor usufruir de todo o potencial desportivo do potente motor Euro5 de 560 cc e do chassis em alumínio leve da TMax. Todos os três pontos do triângulo da posição de condução foram movidos para criar uma postura corporal ligeiramente mais inclinada para a frente.

Isto foi conseguido com a utilização de guiador de alumínio forjado com um novo formato, incluindo uma curvatura para trás reduzida e uma curvatura superior mais pequena, bem como com um assento e apoios de pés mais longos, que oferecem maior liberdade de movimentos.

A escolha de reposicionar o condutor de forma a ficar mais descaído sobre a frente da TMax foi tomada de forma a garantir um melhor “feedback” da roda dianteira, permitindo ao condutor da maxiscooter japonesa desfrutar de um controlo mais aprimorado sobre a direção.

De referir ainda que o encosto lombar do condutor é ajustável em 30 mm, permitindo assim definir de forma mais pormenorizada a posição de condução ideal.
Ao nível das suspensões, a Yamaha redefiniu por completo as afinações base da forquilha invertida com bainhas de 41 mm e do monoamortecedor traseiro com sistema de bielas. O objetivo foi dotar as suspensões da TMax de maior firmeza, adaptando-as assim aos novos pneus Bridgestone Battlax SC2 especificamente desenvolvidos para retirar o maior partido das jantes Spin Forged.

Estas jantes com desenho de dez braços são fabricadas com recurso a uma tecnologia exclusiva da Yamaha. No caso das jantes da nova TMax, a marca japonesa anuncia uma redução de 10% e 6%, respetivamente, na inércia da roda dianteira e traseira. Isto traduz-se num comportamento melhorado das suspensões, mas também deverá garantir uma capacidade dinâmica mais ágil.

A nova TMax recebeu uma atualização significativa com um ecrã TFT de 7 polegadas a cores, conectado por Bluetooth, que exibe uma série de dados de leitura fácil. Os condutores podem selecionar um dos três estilos disponíveis para se adequar às suas preferências pessoais. Os três exibem um velocímetro digital central – o estilo Desportivo apresenta um tacómetro de blocos radial, enquanto que o estilo Inteligente tem um tacómetro de ponteiro mais subtil, e o estilo Autêntico exibe um tacómetro de ponteiro convencional.
Para além das habituais informações sobre o estado da scooter, o novo painel de instrumentos, que pode ser ajustado através dos comandos no punho, inclui ainda navegação de mapa completo da Garmin. A vista de estrada PhotoReal da Garmin representa saídas e estradas ao longo da rota para uma navegação fácil, e uma seta de cor brilhante que notifica o condutor da TMax da faixa de rodagem apropriada para a próxima saída. Além disto, o sistema Garmin disponibiliza diversos tipos de alerta.

A nova Yamaha TMax estará disponível nas seguintes cores: Icon Blue, Sword Grey e Extreme Yellow.



https://www.andardemoto.pt/moto-news/57528-yamaha-tmax-e-tmax-tech-max-mais-desportivas-e-tecnologicas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil