Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S
A superdesportiva de Borgo Panigale sofre a maior evolução
desde que foi apresentada. Fique a conhecer os detalhes e preço das novas
Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S apresentadas durante os dias do Salão de
Milão EICMA 2021.
Apesar
do Salão de Milão EICMA 2021 ser a grande oportunidade dos maiores fabricantes
de motos apresentarem as suas novidades ao grande público, a verdade é que as
apresentações em formato digital continuam a ter um apelo enorme, facilitando a
comunicação dos produtos e chegando a uma audiência maior. Nesse aspeto a
Ducati tem sabido destacar-se com a série de episódios denominados “Ducati
World Première”.
O quinto episódio da série foi inteiramente dedicado à renovação da
superdesportiva Panigale V4 e Panigale V4 S. Som o lema “The Evolution of Speed”
(A Evolução da Velocidade), a Ducati desvendou todos os detalhes e segredos que
tornam as novas Panigale V4 e V4 S em propostas aliciantes para os condutores
que procuram máxima adrenalina em pista!
Nestes modelos a Ducati e a sua equipa de desenvolvimento decidiu não deixar
praticamente nada intocado para 2022. Isto significa que as novas Panigale V4 e
V4 S contam com novidades no motor, na ciclística, na eletrónica e também na ergonomia.
O objetivo? Facilitar a vida do condutor / piloto, tornando estas italianas
mais fáceis de explorar.
Começamos pelo motor. As Panigale V4 e Panigale V4 S partilham a mesma unidade
motriz, o conhecido Desmosedici Stradale. Nesta geração Euro5, o poderoso V4 de
Borgo Panigale melhora as suas prestações graças a um conjunto de modificações
que à primeira vista passariam despercebidas.
Com uma cilindrada de 1103 cc, o Desmosedici Stradale instalado nas novas
Panigale V4 e V4 s conta com um sistema de lubrificação redesenhado, e que
conta agora com uma bomba de óleo que reduz a perda de potência. As ponteiras
de escape, que se mantêm debaixo do motor, contam com saídas de maior diâmetro,
e assim reduzem a contrapressão da saída dos gases de escape, melhorando a
performance do motor.
De acordo com a Ducati, as novas Panigale V4 e Panigale V4 S 2022 disponibilizam
uma potência máxima de 215,5 cv às 13.000 rpm, valor ligeiramente superior em comparação
com a geração anterior, enquanto o binário máximo de 123,6 Nm aparece às 9.500
rpm, sendo que 80% desse binário está disponível logo desde as 6.000 rpm.
Esta melhoria na performance do motor Desmosedici Stradale é depois acompanhada
por uma caixa de velocidades que conta com relações mais longas.
A primeira velocidade foi alongada 11,6%, enquanto a segunda é mais longa 5,6%.
Graças a esta nova caixa, é agora mais fácil atacar as curvas apertadas em
primeira velocidade, desfrutando de um maior travão-motor e de melhor
aceleração à saída das curvas. Para além disto, o pequeno salto em velocidade
entre as duas primeiras relações permite ao Ducati Quickshift, agora com nova
calibragem, trabalhar com mais eficácia, oferecendo rapidez, precisão e
suavidade nas trocas de caixa. Por fim, a sexta velocidade é mais longa 1,8%,
permitindo, em combinação com o aumento de potência do motor, uma velocidade
máxima 5km/h superior à da Panigale V4 2021.
Ligado ao quadro tipo “Front Frame”, que utiliza o motor como elemento
estrutural, encontramos na Panigale V4 S uma forquilha pressurizada Öhlins NPX
25/30, de controlo eletrónico. Esta forquilha esconde no interior das suas
bainhas um sistema de amortecimento derivado da competição e que evita a
cavitação do óleo, conferindo mais apoio na travagem, garantindo também melhor
absorção dos ressaltos no asfalto.
A nova forquilha tem um curso de 125 mm (+5 mm em relação à que equipa a
Panigale V4 2021), graças ao que, não só pode adotar regulações mais suaves (a rigidez
das molas passou de 10 para 9,5 N / mm), melhorando a suavidade da resposta,
mesmo em asfalto mais irregular e a aderência em condições críticas, como pode
também oferecer aquele “feedback” extra que aumenta o tato nas secções de
travagem mais exigentes.
A nova forquilha trabalha em combinação com o amortecedor traseiro Öhlins
TTX36 e o amortecedor de direção Öhlins, ambos com um sistema de comando ‘event
based’. Este sistema oferece ao piloto a oportunidade de customizar a
intervenção das suspensões de acordo com diferentes situações de pilotagem
(travagem, curva, aceleração), bem como alterar os parâmetros operativos dos
componentes de hardware de forma manual.
Já a versão base Panigale V4 troca as suspensões eletrónicas da marca sueca por
uma combinação de forquilha Showa Big Piston Fork e amortecedor traseiro e de
direção da Sachs. As jantes também adotam um desenho diferente, e em vez de
serem em alumínio forjado como na Panigale V4 S, são de alumínio fundido e
cinco braços.
Ainda nas modificações que afetam a ciclística, encontramos nas novas Ducati
Panigale V4 e V4 S um monobraço oscilante cujo pivot está posicionado 4 mm mais
acima em comparação com a geração anterior. Isto significa que a Ducati tenta
com esta modificação evitar que a traseira baixe de forma pronunciada nos
momentos de aceleração, o que se traduz em maior estabilidade.
Ao nível da eletrónica, e para além dos quatro habituais “Riding Mode” – Race A,
Race B, Sport e Street – a Ducati desenvolveu uma nova lógica para os
Power Modes que controlam a ferocidade do motor V4.
A partir de 2022 existem 4 configurações de motor: Full, High, Medium, Low. As
configurações Full e Low são totalmente novas, enquanto as configurações High e
Medium utilizam uma nova estratégia. O Power Mode Full é o mais desportivo
alguma vez adotado por uma Panigale V4, e permite ao motor expressar todo o seu
potencial com curvas de binário sem filtros eletrónicos, exceto na primeira
velocidade.
Um novo sistema de gestão do mapa acelerador eletrónico foi desenvolvido para
os Power Modes High e Medium, agora dedicado a cada uma das seis velocidades, o
que garante ao condutor a possibilidade de ter sempre a aceleração ideal quando
abre o acelerador. O Power Mode Low, por outro lado, foi concebido para tornar
a condução em estrada ainda mais fácil, limitando a potência máxima da moto a
150 cv e disponibilizando uma resposta ao acelerador particularmente linear e
progressiva.
Todas estas opções e as restantes ajudas eletrónicas habitualmente utilizadas
em modelos deste segmento, estão visíveis e são ajustadas através do
redesenhado painel de instrumentos. Em destaque no painel TFT a cores de
grandes dimensões está o novo modo de visualização das informações denominado “Track
Evo”, que apresenta um “layout” semelhante ao usado nas motos de competição da
Ducati Corse em MotoGP ou Mundial Superbike. A este novo modo juntam-se o Road
e Track.
Aerodinamicamente a Panigale V4 S apresenta como destaque as novas asas
laterais, de perfil mais compacto. De acordo com a Ducati, apesar de mais esguias,
o desenho de duplo perfil permite criar uma força descendente de até 37 kg
quando a moto se desloca a 300 km/h.
Depois, e apesar das carenagens manterem um desenho muito parecido com o que já
se conhece de outros anos, a Ducati criou aberturas na carenagem inferior, que
ajudam a arrefecer o motor e assim permitem que o Desmosedici Stradale mantenha
a sua performance de forma mais constante, mesmo nas sessões em pista mais
longas em que a temperatura aumenta.
Para tornar as Panigale V4 e V4 S mais amigáveis em termos de conforto, o
assento conta agora com um formato mais plano e um diferente revestimento, para
melhor apoio do piloto em travagem e permitir um movimento mais fácil do corpo.
Em comparação com a versão de 2021, o depósito tem um novo formato na secção
traseira, garantindo ao piloto melhor suporte em travagem e permitindo-lhe
rodar mais rápido e por mais tempo.
Graças a esta nova ergonomia, o piloto da Panigale V4 fica melhor integrado no
conjunto e, desta forma, mais confortável na pilotagem de um modo geral.
Referir ainda que as Panigale V4 e Panigale V4 S estarão disponíveis na cor
Ducati Red, com grafismos em preto e faixa vermelha nas jantes (só na versão S).
O assento de dois tons também é equipamento de série na Panigale V4 S.
A Ducati preparou um extenso catálogo de acessórios oficiais para estes modelos.
Por exemplo, o cliente poderá optar por um sistema de escape completo Akrapovic
em titânio que fica com ponteiras sob o motor, ou então uma opção mais “racing”
com ponteiras que se estendem pela traseira. Em ambos os casos notar-se-á uma redução
do peso e um aumento substancial da potência.
As novas Ducati Panigale V4 e Panigale V4 S chegam aos concessionários da marca
em Portugal já a partir de janeiro de 2022. Quanto a preços, a Ducati Portugal
já nos confirmou que a versão base Panigale V4 custará 25.295€, enquanto a
versão melhor equipada Panigale V4 S terá um PVP de 30.395€.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/57634-eicma-2021-ducati-panigale-v4-e-panigale-v4-s/
Comentários
Postar um comentário