Alemanha propõe “caça” às motos que produzam demasiado ruído

O estado alemão de Baden-Wurttemberg pretende acabar com as motos que produzem ruído para além dos limites da lei. Motos modificadas serão alvo de uma fiscalização mais apertada depois de muitas queixas contra o ruído.



A grande maioria dos motociclistas conhecem aquela frase “Loud Pipes Save Lives”. Traduzindo para português, isto significa “Escapes Ruidosos Salvam Vidas”. É um facto que uma moto que tenha um sistema de escape mais ruidoso pode salvar a vida do motociclista, pois os condutores de outros veículos estarão “avisados” que existe uma moto, possivelmente, no seu ângulo morto.

Um sistema de escape mais ruidoso pode ser uma boa forma de anunciarmos aos outros condutores que “estamos aqui, tenham cuidado connosco para não causar um acidente”.

Porém, um sistema de escape que produza décibeis a mais, não apenas poderá estar fora do permitido pela lei, como muitas vezes esse ruído torna-se insurportável para outras pessoas.


Isso mesmo é o que tem acontecido no estado alemão de Baden-Wurttemberg, e as autoridades alemãs estão à procura de soluções para responder às muitas queixas de cidadãos que se sentem incomodados com o ruído das motos que circulam com escapes alterados ou do tipo “racing”, não sendo apropriados para uma condução em estradas públicas.

O ministro alemão dos transportes, Winfried Hermann, está a receber demasiadas queixas relacionadas com motos demasiado ruidosas, e decidiu propôr uma medida bastante drástica: banir todos os sistemas de escape “aftermarket” e punir com multas pesadas todos os motociclistas que usem sistemas de escape de origem mas modificados para fazer mais ruído.

De momento esta guerra contra as motos demasiado ruidosas está ainda numa fase inicial. O governo alemão apenas tem propostas para tentar encontrar uma solução para quem abusa da lei. No entanto, não será difícil perceber que caso estas propostas avancem e sejam colocadas em prática, outros países europeus poderão adotar medidas iguais ou semelhantes.



https://www.andardemoto.com.br/moto-news/47879-alemanha-propoe-caca-as-motos-que-produzam-demasiado-ruido/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil