Aprilia Tuono 660 – A naked de Noale está quase a chegar!

 


A Aprilia divulgou mais detalhes sobre a nova Tuono 660. A naked de média cilindrada está quase a chegar a Portugal apresentando argumentos técnicos e tecnológicos que a posicionam como uma das opções mais evoluídas do segmento.        

Em breve o seu Andar de Moto vai ter a oportunidade de testar a nova Aprilia Tuono 660, uma naked que tem dado que falar entre os motociclistas, que depois dos bons resultados obtidos pela RS 660, esperam que a versão despida de carenagens seja igualmente divertida e eficaz em condução.

Aqui no Andar de Moto já falámos várias vezes sobre esta naked de Noale, e inclusivamente já destacámos cinco pontos em que a Tuono 660 se torna relevante e como se comparam com as rivais. Mas com o aproximar da chegada desta novidade 2021 aos concessionários nacionais, a Aprilia revelou e clarificou alguns detalhes que até agora assumimos como sendo “factos confirmados”.

O motor é o já conhecido bicilíndrico em linha de 660 cc, que no caso da Tuono 660 debita uns saudáveis 95 cv e um binário de 67 Nm. A potência é ligeiramente inferior à anunciada para a desportiva RS 660, mas ainda assim a Aprilia Tuono 660 apresenta uma excelente relação potência / peso.

De facto, a naked italiana de média cilindrada pesa apenas 183 kg a cheio! É um valor recordista para o segmento, e com tanto binário disponível desde baixos regimes, esta Aprilia irá possibilitar que mesmo os condutores mais experientes se sintam como verdadeiros pilotos e se divirtam aos seus comandos, sem no entanto ser uma moto exigente do ponto de vista físico, o que será particularmente importante para os condutores menos experientes.

Aliás, a pensar nos motociclistas que estão agora a começar neste mundo, a Aprilia Tuono 660 está também disponível numa versão A2, limitada a 35 kW.

Se o motor e o design são elementos que se confirmam em relação ao que já havia sido comunicado anterioremente, a Aprilia faz agora questão de clarificar algumas situações que muitos, incluíndo o Andar de Moto, tinham assumido como sendo factos consumados.

Estamos a referir particularmente ao pacote eletrónico aPRC – Aprilia Performance Ride Control.

Nos primeiros comunicados de apresentação da Tuono 660 a Aprilia fez sempre questão de destacar que o aPRC da naked será o mais avançado e evoluído do seu segmento. E de facto, tendo em conta que se presumia que fosse igual ao pacote eletrónico da RS 660, essa afirmação não fugia da realidade.

Mas agora que temos mais detalhes, e embora o pacote aPRC se mantenha recheado de opções eletrónicas e ajudas à condução, como os cinco modos de condução (dois deles personalizáveis), controlo de tração ajustável em 8 níveis, “anti wheelie” ajustável, três modos de potência do motor, controlo independente do efeito travão motor, ABS, ou até mesmo o “cruise control” de série, a verdade é que de fábrica a Tuono 660 não vem equipada com a plataforma de medição de inércia de 6 eixos como acontece com a sua irmã RS 660.

O que é que isto significa?

Isto significa que a nova Aprilia Tuono 660 não tem de série ABS com função “cornering”, e a iluminação dianteira “Full LED”, com assinatura luminosa bem agressiva conferida pela utilização de luzes diurnas DRL, também não tem a funcionalidade de iluminação em curva.

No entanto a Aprilia irá permitir que os clientes adicionem estas funcionalidades como opcional, instalando como acessório a plataforma de medição de inércia que desbloqueia estas funções. Também como acessório opcional estará o “quickshift” bidirecional, a ligação por Bluetooth à moto através da app Aprilia MIA, e ainda o software necessário para se proceder à inversão da caixa para padrão de pista (1ª para cima e restantes relações para baixo).

Ainda não temos a confirmação do preço destas opções em Portugal, nomeadamente da plataforma de medição de inércia e do “quickshift”. Estamos a aguardar confirmação por parte do importador da marca italiana no nosso país, a Officina Moto, e assim que recebermos a informação iremos atualizar este artigo.

Como destaques na nova Aprilia Tuono 660 temos também de referir que o painel de instrumentos é um ecrã TFT a cores, que permite ao condutor selecionar um de dois modos de visualização das diversas informações, enquanto os intermitentes têm a função de auto-cancelamento e aviso de emergência, piscando quando o sistema deteta uma travagem mais forte.

A nova Aprilia Tuono 660 chega aos concessionários nacionais em breve e nas seguintes opções de cores:

- Acid Gold
- Iridium Grey
- Concept Black

O PVP da Aprilia Tuono 660 é de 10.990€. Fique atento ao seu Andar de Moto e às nossas páginas de Instagram e Facebook, pois em breve teremos a oportunidade de testar e analisar esta naked de média cilindrada em detalhe, e vamos contar-lhe tudo sobre a nova Tuono 660. A não perder!



https://www.andardemoto.com.br/moto-news/53361-aprilia-tuono-660-a-naked-de-noale-esta-quase-a-chegar/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada