Aprilia Tuono 660 – A naked de Noale está quase a chegar!
A Aprilia divulgou mais detalhes sobre a nova Tuono 660. A naked de média cilindrada está quase a chegar a Portugal apresentando argumentos técnicos e tecnológicos que a posicionam como uma das opções mais evoluídas do segmento.
Em
breve o seu Andar de Moto vai ter a oportunidade de testar a nova Aprilia Tuono
660, uma naked que tem dado que falar entre os motociclistas, que depois dos bons resultados obtidos pela
RS 660, esperam que a versão despida de carenagens seja igualmente
divertida e eficaz em condução.
Aqui no Andar de Moto já falámos várias vezes sobre esta naked de Noale, e inclusivamente já destacámos cinco pontos
em que a Tuono 660 se torna relevante e como se comparam com as rivais. Mas
com o aproximar da chegada desta novidade 2021 aos concessionários nacionais, a
Aprilia revelou e clarificou alguns detalhes que até agora assumimos como sendo
“factos confirmados”.
O motor é o já conhecido bicilíndrico em linha de 660 cc, que no caso da Tuono
660 debita uns saudáveis 95 cv e um binário de 67 Nm. A potência é ligeiramente
inferior à anunciada para a desportiva RS 660, mas ainda assim a Aprilia Tuono
660 apresenta uma excelente relação potência / peso.
De facto, a naked italiana de média cilindrada pesa apenas 183 kg a cheio! É um
valor recordista para o segmento, e com tanto binário disponível desde baixos
regimes, esta Aprilia irá possibilitar que mesmo os condutores mais experientes
se sintam como verdadeiros pilotos e se divirtam aos seus comandos, sem no
entanto ser uma moto exigente do ponto de vista físico, o que será
particularmente importante para os condutores menos experientes.
Aliás, a pensar nos motociclistas que estão agora a começar neste mundo, a Aprilia
Tuono 660 está também disponível numa versão A2, limitada a 35 kW.
Se o motor e o design são elementos que se confirmam em relação ao que já havia
sido comunicado anterioremente, a Aprilia faz agora questão de clarificar
algumas situações que muitos, incluíndo o Andar de Moto, tinham assumido como
sendo factos consumados.
Estamos a referir particularmente ao pacote eletrónico aPRC – Aprilia Performance
Ride Control.
Nos primeiros comunicados de apresentação da Tuono 660 a Aprilia fez sempre
questão de destacar que o aPRC da naked será o mais avançado e evoluído do seu
segmento. E de facto, tendo em conta que se presumia que fosse igual ao pacote
eletrónico da RS 660, essa afirmação não fugia da realidade.
Mas agora que temos mais detalhes, e embora o pacote aPRC se mantenha recheado
de opções eletrónicas e ajudas à condução, como os cinco modos de condução
(dois deles personalizáveis), controlo de tração ajustável em 8 níveis, “anti
wheelie” ajustável, três modos de potência do motor, controlo independente do
efeito travão motor, ABS, ou até mesmo o “cruise control” de série, a verdade é
que de fábrica a Tuono 660 não vem equipada com a plataforma de medição de
inércia de 6 eixos como acontece com a sua irmã RS 660.
O que é que isto significa?
Isto significa que a nova Aprilia Tuono 660 não tem de série ABS com função “cornering”,
e a iluminação dianteira “Full LED”, com assinatura luminosa bem agressiva
conferida pela utilização de luzes diurnas DRL, também não tem a funcionalidade
de iluminação em curva.
No entanto a Aprilia irá permitir que os clientes adicionem estas funcionalidades
como opcional, instalando como acessório a plataforma de medição de inércia que
desbloqueia estas funções. Também como acessório opcional estará o “quickshift”
bidirecional, a ligação por Bluetooth à moto através da app Aprilia MIA, e
ainda o software necessário para se proceder à inversão da caixa para padrão de
pista (1ª para cima e restantes relações para baixo).
Ainda não temos a confirmação do preço destas opções em Portugal, nomeadamente
da plataforma de medição de inércia e do “quickshift”. Estamos a aguardar
confirmação por parte do importador da marca italiana no nosso país, a Officina
Moto, e assim que recebermos a informação iremos atualizar este artigo.
Como destaques na nova Aprilia Tuono 660 temos também de referir que o painel
de instrumentos é um ecrã TFT a cores, que permite ao condutor selecionar um de
dois modos de visualização das diversas informações, enquanto os intermitentes
têm a função de auto-cancelamento e aviso de emergência, piscando quando o
sistema deteta uma travagem mais forte.
A nova Aprilia Tuono 660 chega aos concessionários nacionais em breve e nas
seguintes opções de cores:
- Acid Gold
- Iridium Grey
- Concept Black
O PVP da Aprilia Tuono 660 é de 10.990€. Fique atento ao seu Andar de Moto e às
nossas páginas de Instagram e Facebook, pois em breve teremos a
oportunidade de testar e analisar esta naked de média cilindrada em detalhe, e
vamos contar-lhe tudo sobre a nova Tuono 660. A não perder!
Comentários
Postar um comentário