Estrada Serra Dona Francisca – Santa Catarina
A Serra Dona Francisca é uma estrada cênica que liga a região de Joinville a São Bento do Sul, entre áreas de mata Atlântica preservada e belas paisagens.
A estrada da serra Dona Francisca é uma rodovia cênica. É parte da SC-301, que liga a região de Joinville a São Bento do Sul e Mafra, no planalto serrano de Santa Catarina, quase na divisa com o Paraná.
A Estrada Dona Francisca oferece belas paisagens e um curto trecho de curvas sinuosas. Apesar de estar próxima à grande Joinville e a movimentada BR-101, a estrada leva o visitante para cenários bucólicos com casas enxaimel e alambiques de cachaça artesanal.
A Serra Dona Francisca tem um trecho em meio a Mata Atlântica preservada, onde estão as curvas mais fechadas e onde está o maior desnível. São 8 curvas de 180 graus, num trecho de 4 km. O trecho total de serra é de aproximadamente 20 km e a distância entre a BR-101, próximo a Joinville e Campo Alegre, cidade já em cima da serra é de 45 km.
Mapa da estrada da Serra Dona Francisca
História da estrada da Serra Dona Francisca
O traçado original da estrada foi aberto em 1858, construída pelos imigrantes para ligar as cidades do interior a Joinville e litoral catarinense. O objetivo da estrada foi escoar o comércio de produtos, principalmente a erva-mate, que estava em franco progresso, na época.
O nome se deve ao fato de que na época havia no local a Colônia Dona Francisca, onde a princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II, tinha terras.
Hoje a estrada mantém seu traçado original somente na parte da serra e liga Joinville com São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra.
Hoje a estrada mantém seu traçado original somente na parte da serra e liga Joinville com São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra.
O que fazer na estrada Dona Francisca
A estrada é bonita desde o início, na saída da BR-101, onde há trechos com plantações de bananeiras, casas típicas no estilo alemão, e muitas propriedades rurais. Algumas propriedades funcionam como restaurantes com gastronomia e cultura alemão, e oferecem opções, como passeio de charrete e cavalo.
Para quem está somente passando, como foi nosso caso, o trecho mais bonito são os 4 km de curvas fechadas. No local há um mirante, que não dá para ver muita coisa da estrada, porém, proporciona uma bela vista da serra, das montanhas, do vale da mata.
Para quem é da região ou pretende conhecer com mais calma, há algumas opções para quem gosta de aventura, percorrendo alguma das trilhas ou fazer um dos roteiros de bicicleta na Área de Proteção Ambiental Dona Francisca. O chamado Circuito do Piraí conta com guias especializados para passeios com saídas de Joinville.
Outra opção é o Castelo dos Bugres, uma formação rochosa de quase 1000 metros de altitude, onde se pode fazer caminhada, sendo necessário o acompanhamento de um guia. A trilha que leva ao topo da montanha passa por cavernas, corredores rochosos e mirantes, como a Pedra do Sofá.
Conheça também as 13 estradas mais bonitas do Brasil
Vídeo da Serra Dona Francisca
https://www.viagensecaminhos.com/2017/08/serra-dona-francisca-santa-catarina.html
Comentários
Postar um comentário