5 Dicas Para Pilotar Moto com Segurança


Um certo dia de verão, Paulo estava pilotando a sua moto nas ruas do bairro. Devido o calor, ele preferiu usar uma bermuda e chinelos. “Capacete? Só se for com a viseira aberta pro ar circular.
Aliás, vou só ir na padaria aqui do lado, pra que afivelar o capacete?” disse para a esposa antes de sair de casa.
Confiantes com seus vários anos pilotando a moto, não se preocupou em olhar para os dois lados de um cruzamento e entrou direto. Por pouco não foi atingido por um carro que vinha na direção contrária, mas o susto foi tão grande que apertou o freio com tudo.
Será que Paulo estava pilotando a sua moto da melhor forma? Conheça as nossas dicas para ter segurança na moto ao pilotar.

Dicas Para Pilotar Moto Com Segurança

Pilotar a moto pode ser um pouco assustador no começo. Mas com o passar do tempo se ganha prática e experiência, consequentemente mais confiança.
Porém, independente de ter um ou vinte anos pilotando moto, seguir dicas de segurança é imprescindível: um pequeno deslize pode causar um grande acidente, no qual o motociclista é o mais vulnerável. Conheça dicas de ouro para ter segurança na moto enquanto pilota.

Conheça a sua moto

A primeira dica é de ouro: conheça a sua moto. Não adianta você conhecer todas as dicas para pilotar uma moto, sendo que você não conhece a sua própria moto. Isto porque cada modelo é diferente um do outro.
Conhecer a sua moto é saber se ela tem força para fazer uma frenagem em cima da hora sem deslizar na pista, por exemplo. No caso de ter comprado a moto pouco tempo, experimente fazer primeiro uma volta no bairro para depois poder pegar estradas com grande fluxo de carros.

Pilotagem defensiva

Quem pilota a moto em cidade grande, como São Paulo, sabe que é preciso costurar os carros por vários quilômetros para chegar ao destino. Porém, sempre é necessário atenção para evitar acidentes.
Como a locomoção da moto é mais rápida do que os carros, é preciso fazer com que você seja visto pelos outros motoristas.
Os chamados pontos cegos podem ser uma armadilha para o motociclista. Para evitar isso, conheça os pontos cegos e utilize os faróis e lanternas acesos mesmo durante o dia.
Se for necessário, use a buzina para chamar atenção dos motoristas. Independente do uso de qualquer uma dessas dicas, sempre mantenha distância dos outros veículos.
Evite o máximo possível fazer ultrapassagem pelo lado direito do carro, já que muitos motoristas não olham para o retrovisor do lado do passageiro. Também não fique ao lado de caminhões em estradas, pois nunca se sabe quando ele irá fazer uma mudança de faixa.
Em cruzamentos, olhe para os dois lados antes de entrar em uma rua, mesmo se a preferência for sua, você evita acidentes com motoristas e pedestres desatentos. Veja mais dicas de pilotagem de moto e fique protegido.

Acessórios e roupas apropriadas

Já falamos aqui sobre acessórios para moto. Porém, não é difícil encontrar pessoas pilotando motos com roupas inapropriadas para essa prática, como chinelo, shorts e bermudas. Roupas que não protejam o seu corpo não são indicadas, porque em caso de batida, será a sua pele a raspar no asfalto sem nenhuma proteção.
Além de proteção, as roupas e acessórios utilizados ao pilotar a moto, podem preservar a sua integridade.
capacete é o item de segurança na moto mais comum (e obrigatório), mas você usa ele de forma correta? O fechamento do capacete desafivelado é inaceitável, pois em uma queda, ele sai da sua cabeça e não cumpre a sua função.
O capacete ideal é justo e que aperte um pouco as bochechas. Os folgados podem sair ou machucar em uma queda. Lembre-se de manter o visor abaixado, protegendo os seus olhos contra poeira, poluição e outros.
A maior dica é usar roupas apropriadas para pilotar, como jaquetas de poliéster e poliamida,  botas que cubram o tornozelo, luvas de couro, calças com reforço nos joelhos, ombros e cotovelos. Importante que todos esses itens sejam justos para cumprir a sua função de defesa.
Pode parecer exagero usar todos esses equipamentos e roupa apropriada, mas proteção nunca é demais.
Você sabia que o Seguro de Moto tem cobertura para acessórios? Faça uma cotação e contrate essa cobertura.

Frenagem

A maneira indicada de frear a sua moto é usar 70% da força do dianteiro e 30% no traseiro em pistas secas. No caso de apertar somente o dianteiro, as chances de voar por cima da moto são grandes.
Porém se a pista estiver molhada, aumente a força da roda traseira e diminua na dianteira, evitando o travamento da roda da frente.
Nada de usar a mão toda para acionar o freio: enquanto estiver pilotando, mantenha apenas os dedos indicadores e médios no freio, nada de deixar a mão inteira. Isto porque, em casos de desespero, você irá apertar com toda a força, podendo causar acidentes.
Todo mundo sabe, mas não custa lembrar: tenha atenção na chuva com as pistas escorregadias. E em todo momento, haja com cautela ao passar pelas manchas de diesel no asfalto, chapas metálicas, buracos e outros vários empecilhos das vias.

Postura

É comum ficar com o pé na pedaleira para fora ou para baixo, porém essa pequena atitude é perigosa: já pensou o seu pé raspar em uma lombada ou meio fio?!
A maneira correta de posicionamento é deixar apoiado o peito do pé da pedaleira. Além de proteger o seu pé, você terá maior sensibilidade para pressionar a pedaleira.
Enquanto estiver na moto a força deve ser concentrada nas pernas: ao deixar os joelhos juntos ao tanque, você ganha maior estabilidade. Os braços devem ficar relaxados para você conseguir utilizar os mecanismos do guidão da moto da melhor forma.
Os cotovelos não devem ficar para baixo, porque em uma manobra mais brusca com o guidão, ele irá bater no abdômen,desequilibrando o motociclista. Por isso, mantenha os cotovelos para fora, ganhando maior eficiência na manobra.

https://www.bidu.com.br/seguro-auto/seguro-moto/dicas-para-pilotar-moto/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Testamos a Yamaha Lander ABS, agora ainda mais acertada