Carta de Sinalização para Motociclistas - Viagens em Grupo


Publicado por Fabiano Dobbins em 04/05/2016 às 16h56


SINALIZAÇÃO EM DESLOCAMENTO
·       Parada ou emergência à frente: Mão esquerda espalmada para cima.
·       Dobrar a esquerda: Apontar para esquerda na altura do ombro - não isenta o uso do pisca.
·       Dobrar a direita: Apontar para direita por cima do capacete - não isenta o uso do pisca.
·       Retornar a frente: Apontar para cima fazendo círculos no ar.
·       Reduzir velocidade: Braço esquerdo aberto subindo e descendo (como um leve bater de asas).
·       Problemas na moto ou estou sem gasolina Indicar com o polegar da mão esquerda virado para baixo, subindo e descendo o braço.
·       Braço estendido para cima com indicador apontando para o céu: formação de fila indiana. Este sinal é muito útil em estradas de faixa simples e para a passagem livre em pedágios.
·       Braço estendido para cima com indicador e dedo médio formando um "V" apontados para o céu: Formação de fila dupla intercalada.
·       Braço esquerdo ou direito estendido para baixo com indicador apontando para o asfalto: Solicitação para que a moto de trás ocupe a posição apontada. Utilizada para poder transmitir alguma instrução ou solicitar que a moto desgarrada do bloco, ocupe aquela posição.
·       Braço esquerdo estendido para baixo com mão espalmada em movimento de abano horizontal: Solicitação para que a moto ou veículo que vem atrás faça ultrapassagem pela esquerda. Utilizada pelos anjos que se deslocam para o fim do pelotão para ver se tudo está bem.
DESLOCAMENTO DE MOTOS EM COMBOIO
A formação de comboio é ideal para passeios de curta distância, não superior a 200 Km ida e 200 km volta. Coisa de 2 horas no máximo para o deslocamento descontando as paradas para esticar a perna. Aliás e a este respeito, em uma moto custom , a distância de conforto é muito próxima a 150 km para o limite de uma parada de pelo menos 15 minutos.
FORMAÇÃO DO COMBOIO
A formação de comboio é uma formação nos moldes internacionais para deslocamento de várias motos e possui elementos de controles de deslocamento formado por pilotos mais experiente e conhecedores do percurso. Os principais elementos são:
·       "CABEÇA DE PELOTÃO" – Profundo conhecedor do roteiro e trajeto a ser realizado. Piloto que encabeçará o comboio e que tomará as principais decisões dentro do grupo de deslocamento.
·       "ANJOS" – Pilotos intermediários que controlam o deslocamento do comboio, estando os mesmos posicionados no meio do mesmo. São responsáveis a atender qualquer solicitação de integrantes do comboio e levar ao conhecimento do “Cabeça de Pelotão” qualquer anormalidade ou necessidade durante o deslocamento.
·       "FERROLHOS" – Pilotos com a mesma função dos “Anjos” porém posicionados ao final do comboio de motos ao final do comboio. Estes pilotos serão identificados durante a preleção.
Estes pilotos , normalmente são escolhidos e apresentados durante a preleção, que é o momento anterior a partida do comboio.
O "CABEÇA de Pelotão" os "ANJOS" e os “FERROLHOS” são os únicos pilotos que conduzirão suas motos em condições de ultrapassagem ou de recuo em relação ao comboio.
A mesma condição se aplicam aos carros de apoio. Todos os pilotos deverão estar atentos à sinalização do "Cabeça de Pelotão" que utilizará sinalização simples e clara, a qual deverá ser repetida por cada uma dos pilotos até o final do pelotão. Veja Sinalização em deslocamento, logo abaixo.
POSICIONAMENTO E CONDUÇÃO EM COMBOIO
·       No deslocamento em comboio, as Motos ficam posicionadas em um único bloco formado por duas filas indianas intercaladas, ou seja, as motos não devem ficar lado a lado.
·       A distância entre motos deverá permitir que a moto à frente e a esquerda ou direita, possam entrar a sua frente sem problemas.
·       O comboio ocupará a primeira ou segunda pista da rodovia.A mudança de pista só será permitida quando assinalada ou iniciada pelo "cabeça de pelotão" ou pelos "anjos" e contará com ajuda dos carros de apoio, quando estes existirem, que farão o guarda-luz para as motos.
·       A passagem livre pelos pedágios se fará em fila indiana sendo que o espaço entre motos deverá ser o de duas a quatro motos (superior a três segundos). A sinalização será dada pelo "Cabeça de Pelotão" a cerca de um quilometro do pedágio.
·       Os carros de apoio, amigos ou familiares não dotados de PASSA FÁCIL deverão ultrapassar o comboio tão logo a existência do pedágio seja assinalada na pista.
·       A solicitação de formação de fila indiana poderá ser solicitada independente da presença de pedágio e em razão de outras necessidades a exemplo de condução em pista simples, e será monitorada e apoiada pelos "Anjos".
·       Em encontros com grupos de motos tipo 'speed' atenda a toda solicitação de passagem de forma cordial.
·       O comboio não fará nenhuma parada programada na estrada utilizando-se do acostamento.
·       Em caso de problemas ou de avaria em alguma moto, somente a moto com problema deverá se dirigir ao acostamento.A mesma será atendida por um dos "Anjos", na ordem do número 1 ao número 2 , pelo mecânico e pelo carro de apoio equipado com carreta.
·       Somente estes três elementos do comboio é que darão suporte ao piloto com problemas devendo o restante do comboio prosseguir normalmente até um ponto seguro para parada. 
·       O "Cabeça de Pelotão" em contato com o "Anjo" que prestará o suporte, decidira sobre a espera ou não dos retardatários.
ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS
Seja qual for o tipo de deslocamento, fique atento para os seguintes conselhos:
·       Revisem suas motos, calibrem os pneus, verifiquem todo o sistema de freios, encham previamente o tanque, carreguem as baterias de seus celulares e câmeras fotográficas pois a paisagem sempre merecerá muitas fotos e principalmente... levem agasalhos e capas de chuva. 
·       Providencie tudo isto no dia anterior para que não exista atraso.
·       Tentem chegar no máximo a 30 minutos da saída no ponto de concentração para poderem tomar o seu café e ouvirem atentamente as instruções dadas no local pois as mesmas sempre são muito importantes e de grande valia para a segurança e bem estar de todo o grupo.
Atente também para as seguinte orientações:
·       Respeite as leis de trânsito;
·       Fique atento a sinalização dos Anjos;
·       Respeite e atenda as orientações dos Anjos;
·       Utilize todos os equipamentos obrigatórios de segurança;
·       Mantenha o acostamento livre e ocupe apenas uma via;
·       Evite ultrapassar dentro do comboio;
·       Mantenha velocidade compatível com a do comboio evitando o surgimento de grandes espaços entre as motos;
·       Evite mudanças de posicionamento dentro do comboio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros - Bom, bonito, barato (e pertinho de Brasília): 20 destinos que você precisa conhecer

Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: primeiras impressões

10 Fatos Furiosa Ninja ZX-6R 2020 no Brasil