Carta de Sinalização para Motociclistas - Viagens em Grupo
Publicado por Fabiano Dobbins em
04/05/2016 às 16h56
SINALIZAÇÃO EM DESLOCAMENTO
· Parada ou emergência à frente: Mão
esquerda espalmada para cima.
· Dobrar a esquerda: Apontar para
esquerda na altura do ombro - não isenta o uso do pisca.
· Dobrar a direita: Apontar para
direita por cima do capacete - não isenta o uso do pisca.
· Retornar a frente: Apontar para cima
fazendo círculos no ar.
· Reduzir velocidade: Braço esquerdo
aberto subindo e descendo (como um leve bater de asas).
· Problemas na moto ou estou sem
gasolina Indicar com o polegar da mão esquerda virado para baixo, subindo e
descendo o braço.
· Braço estendido para cima com
indicador apontando para o céu: formação de fila indiana. Este sinal é muito
útil em estradas de faixa simples e para a passagem livre em pedágios.
· Braço estendido para cima com
indicador e dedo médio formando um "V" apontados para o céu: Formação
de fila dupla intercalada.
· Braço esquerdo ou direito estendido
para baixo com indicador apontando para o asfalto: Solicitação para que a moto
de trás ocupe a posição apontada. Utilizada para poder transmitir alguma
instrução ou solicitar que a moto desgarrada do bloco, ocupe aquela posição.
·
Braço esquerdo estendido para baixo com mão espalmada em
movimento de abano horizontal: Solicitação para que a moto ou veículo que vem
atrás faça ultrapassagem pela esquerda. Utilizada pelos anjos que se deslocam
para o fim do pelotão para ver se tudo está bem.
DESLOCAMENTO DE MOTOS EM COMBOIO
A formação de comboio é ideal para passeios de curta
distância, não superior a 200 Km ida e 200 km volta. Coisa de 2 horas no máximo
para o deslocamento descontando as paradas para esticar a perna. Aliás e a
este respeito, em uma moto custom , a distância de conforto é muito próxima a
150 km para o limite de uma parada de pelo menos 15 minutos.
FORMAÇÃO DO COMBOIO
A formação de comboio é uma formação nos moldes
internacionais para deslocamento de várias motos e possui elementos de
controles de deslocamento formado por pilotos mais experiente e conhecedores do
percurso. Os principais elementos são:
· "CABEÇA DE PELOTÃO" –
Profundo conhecedor do roteiro e trajeto a ser realizado. Piloto que encabeçará
o comboio e que tomará as principais decisões dentro do grupo de deslocamento.
· "ANJOS" – Pilotos
intermediários que controlam o deslocamento do comboio, estando os mesmos
posicionados no meio do mesmo. São responsáveis a atender qualquer solicitação
de integrantes do comboio e levar ao conhecimento do “Cabeça de Pelotão”
qualquer anormalidade ou necessidade durante o deslocamento.
·
"FERROLHOS" – Pilotos com a mesma função dos
“Anjos” porém posicionados ao final do comboio de motos ao final do comboio.
Estes pilotos serão identificados durante a preleção.
Estes pilotos , normalmente são escolhidos e apresentados
durante a preleção, que é o momento anterior a partida do comboio.
O "CABEÇA de Pelotão" os "ANJOS" e os “FERROLHOS” são os únicos pilotos que conduzirão suas motos em condições de ultrapassagem ou de recuo em relação ao comboio.
O "CABEÇA de Pelotão" os "ANJOS" e os “FERROLHOS” são os únicos pilotos que conduzirão suas motos em condições de ultrapassagem ou de recuo em relação ao comboio.
A mesma condição se aplicam aos carros de apoio. Todos os
pilotos deverão estar atentos à sinalização do "Cabeça de Pelotão"
que utilizará sinalização simples e clara, a qual deverá ser repetida por cada
uma dos pilotos até o final do pelotão. Veja Sinalização em deslocamento, logo
abaixo.
POSICIONAMENTO E CONDUÇÃO EM COMBOIO
· No deslocamento em comboio, as Motos
ficam posicionadas em um único bloco formado por duas filas indianas
intercaladas, ou seja, as motos não devem ficar lado a lado.
· A distância entre motos deverá
permitir que a moto à frente e a esquerda ou direita, possam entrar a sua
frente sem problemas.
· O comboio ocupará a primeira ou
segunda pista da rodovia.A mudança de pista só será permitida quando assinalada
ou iniciada pelo "cabeça de pelotão" ou pelos "anjos" e
contará com ajuda dos carros de apoio, quando estes existirem, que farão o
guarda-luz para as motos.
· A passagem livre pelos pedágios se
fará em fila indiana sendo que o espaço entre motos deverá ser o de duas a
quatro motos (superior a três segundos). A sinalização será dada pelo
"Cabeça de Pelotão" a cerca de um quilometro do pedágio.
· Os carros de apoio, amigos ou
familiares não dotados de PASSA FÁCIL deverão ultrapassar o comboio tão logo a
existência do pedágio seja assinalada na pista.
· A solicitação de formação de fila
indiana poderá ser solicitada independente da presença de pedágio e em razão de
outras necessidades a exemplo de condução em pista simples, e será monitorada e
apoiada pelos "Anjos".
· Em encontros com grupos de motos
tipo 'speed' atenda a toda solicitação de passagem de forma cordial.
· O comboio não fará nenhuma parada
programada na estrada utilizando-se do acostamento.
· Em caso de problemas ou de avaria em
alguma moto, somente a moto com problema deverá se dirigir ao acostamento.A
mesma será atendida por um dos "Anjos", na ordem do número 1 ao
número 2 , pelo mecânico e pelo carro de apoio equipado com carreta.
· Somente estes três elementos do
comboio é que darão suporte ao piloto com problemas devendo o restante do
comboio prosseguir normalmente até um ponto seguro para parada.
·
O "Cabeça de Pelotão" em contato com o
"Anjo" que prestará o suporte, decidira sobre a espera ou não dos
retardatários.
ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS
Seja qual for o tipo de deslocamento, fique atento para
os seguintes conselhos:
· Revisem suas motos, calibrem os
pneus, verifiquem todo o sistema de freios, encham previamente o tanque,
carreguem as baterias de seus celulares e câmeras fotográficas pois a paisagem
sempre merecerá muitas fotos e principalmente... levem agasalhos e capas de
chuva.
· Providencie tudo isto no dia
anterior para que não exista atraso.
·
Tentem chegar no máximo a 30 minutos da saída no ponto de
concentração para poderem tomar o seu café e ouvirem atentamente as instruções
dadas no local pois as mesmas sempre são muito importantes e de grande valia
para a segurança e bem estar de todo o grupo.
Atente também para as seguinte orientações:
· Respeite as leis de trânsito;
· Fique atento a sinalização dos
Anjos;
· Respeite e atenda as orientações dos
Anjos;
· Utilize todos os equipamentos
obrigatórios de segurança;
· Mantenha o acostamento livre e ocupe
apenas uma via;
· Evite ultrapassar dentro do comboio;
· Mantenha velocidade compatível com a
do comboio evitando o surgimento de grandes espaços entre as motos;
·
Evite mudanças de posicionamento dentro do comboio
Comentários
Postar um comentário