Qual a hora de trocar e como escolher o pneu certo

multa por pneus carecas é o menor dos males, saber a hora de trocar e como escolher os pneus certos garante muito mais segurança ao trafegar, principalmente durante chuvas ou em solo molhado.
Ser parado em uma blitz pela Polícia ou órgão competente chega a dar calafrios na maioria das pessoas, principalmente por não conhecerem como é verificada a vida do seu pneu, por isso levantamos as principais dicas, a forma correta de saber a hora de trocar seus pneus e como escolher a opção ideal para o seu veículo.

CONHECENDO AS PARTES DO PNEU

BANDAGEM

Fabricada em borracha, a bandagem é a parte externa do pneu que fica em contato com o solo, é a que se desgasta com o passar do tempo e constante uso.

SULCOS

Também conhecidos como desenho do pneu, os sulcos são os “riscos” verticais responsáveis por expelir a água presente no solo e assim evitar aquaplanagem, um dos maiores responsáveis por acidentes em estradas em dias de chuva.

OMBROS

São as partes laterais da bandagem que tomam forma para a lateral do pneu, de uma forma mais simples é onde se pode ver a altura da bandagem de um ângulo lateral.

FLANCO

É a parte lateral do pneu que dá a altura, mas que não pertence à bandagem. Sendo literalmente uma proteção ao ar, é onde pode ser verificada a falta de calibração ou quando o pneu está murcho.

CINTURA

São camadas de pequenos cordões normalmente de metal, revestidos com um composto de borracha para dar resistência ao pneu.

LONA DA CARCAÇA

Última camada antes do revestimento interno, composto principalmente por camadas de corsão de tecido ou metal revestidos com borracha.

REVESTIMENTO INTERNO

Também conhecido como revestimento de goma, é uma camada interna de pura borracha responsável pela retenção do ar dentro do pneu*.
*Em pneus sem a necessidade de câmara de ar, comuns nos veículos novos e em motos com roda de liga leve.
Partes do Pneu

COMO MEDIR O DESGASTE DO PNEU

Muito mais simples do que muitos imaginam, medir o desgaste do pneu não exige fórmulas ou ser uma pessoa fissurada por veículos. A primeira coisa que temos que encontrar são as marcações TWI (Tread Wear Indicator), encontradas entre os sulcos e nos ombros dos pneus, estas marcações são nada mais, nada menos que os indicadores de desgaste da banda de rodagem.

ENTRE OS SULCOS

Dentro dos sulcos há as marcações TWI com 1,6mm de altura, são aquelas pequenas saliências de borracha, sua marcação determina o mínimo de altura que a bandagem deve ter para trafegar em segurança sem o risco de aquaplanagem, caso esta marcação já esteja sendo desgastada pelo contato com o solo é a hora de trocar seu pneu.

NO OMBRO DO PNEU

Já nos ombros dos pneus, há a inscrição TWI ou um triangulo pequeno, que marcam a em sua extremidade superior quando a bandagem do pneu atinge o seu desgaste máximo, devendo ser trocado imediatamente, pois este desgaste lateral pode provocar estouro do pneu.

AMBAS AS MARCAÇÕES DEVEM SER VERIFICADAS

Cada marcação representa o desgaste em uma região distinta do pneu, logo ambas tem suma importância para garantir segurança e devem sim, ser verificadas sempre.

COMO ESCOLHER O PNEU CERTO?

Chegada a hora em que é necessário trocar os pneus, vem sempre aquela pulga atrás da orelha: Como escolher? Qual é melhor?

MARCAS E MODELOS

Quanto à marca, uma boa pesquisa na própria internet facilita, porém há marcas mundialmente conhecidas pela qualidade e que dispensam tal processo. O segundo passo é saber o tipo de solo em que vai trafegar, principalmente para motos em que há pneus voltados para asfalto e outros para off road.

E OS REMOLD?

Com certeza você já deve ter se deparado com bandagens soltas nas beiras de estradas, com 99% de certeza elas se soltaram de um remold, você gostaria de estar em um carro quando isso acontecer?  Acho que não, não é? Então nunca utilize os populares pneus remold, pois o processo que envolve o sua restauração não segue nenhum tipo de certificação, mesmo os preços sendo tentadores, a sua utilização pode sair muito cara e não só monetariamente falando.

ARO, RELAÇÃO ALTURA X LARGURA, ÍNDICE DE CARGA E ÍNDICE DE VELOCIDADE

Estes são os principais dados que você deve seguir na escolha do pneu, caso você não tenha trocado as rodas originais do veículo, estas informações estão presentes no manualtampa do tanque de combustível, etc. Caso estes não estejam acessíveis, ainda é possível verificar no próprio pneu que está no veículo, basta seguir a imagem abaixo.
Dados Disponíveis no Pneu


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