Corrente da moto: como saber se a corrente está folgada ou esticada demais?
A corrente faz parte do sistema secundário de transmissão da moto, juntamente com o pinhão e a coroa, sendo um acessório muito importante para que a motocicleta tenha um bom desempenho nas pistas ou trilhas, dentro ou fora da cidade. É fundamental fazer a manutenção dessa peça, lubrificando-a periodicamente e mantendo-a bem ajustada na motocicleta.
Se a corrente da moto ficar folgada ou se ela ficar esticada demais, os resultados nunca serão plenamente satisfatórios. Mas como identificar? Veja as dicas deste post!
A tensão da corrente da moto na medida certa
Entre os motociclistas, o ato de regular a tensão da corrente da motocicleta é conhecido como “esticar” a corrente. É necessário aplicar a folga adequada de acordo com o modelo da moto, seguindo as instruções fornecidas pela empresa fabricante no manual do proprietário.
Manter a corrente com a tensão correta ajuda a conservar o sistema de transmissão e otimizar a transmissão da força motriz para a roda.
Cada tipo de moto tem sua folga específica
Vale destacar também que cada modelo de moto tem uma folga específica. Nas motocicletas off road, por exemplo, a folga da corrente da moto sempre é maior que nas motos de outros tipos.
Ou melhor, ela possui menos tensão. Devido à finalidade das motos off road, uma tensão muito intensa atrapalharia o desempenho e aumentaria as chances de provocar um acidente.
O período de inspeção
Os mecânicos e as empresas fabricantes recomendam que, a cada 250 a 350 km percorridos, a conferência deve ser realizada a depender de qual é o tipo de moto.
O ideal é que, antes de cada viagem, o motociclista verifique se a corrente da moto está folgada.
Como fazer a medição da tensão
Para verificar a tensão e ver se a corrente está muito esticada ou folgada, é necessário seguir alguns passos:
- coloque a motocicleta em ponto morto no descanso lateral;
- observe a folga no ponto médio entre as rodas dentadas (se o modelo tiver tensor de corrente, libere o tensor antes);
- libere a porca do eixo de trás até que a roda possa ser deslocada;
- libere a contra porca do ajustador e corrija a folga rodando a porca ou o parafuso de ajuste (nos ajustadores “caracol”, rode as placas de ajuste);
- no ajustador, existe uma escala que indica a posição correta de ajuste, ou seja, a escala de ajuste precisa estar na mesma posição em ambos os lados;
- depois do ajuste, aperte novamente a porca do eixo até atingir o torque especificado;
- verifique, mais uma vez, a folga da corrente e aperte a contra porca dos ajustadores
- ajuste a folga do pedal do freio de trás (esse procedimento é desnecessário se o freio for a disco);
- ajuste o ponto de atuação do interruptor da lâmpada do freio de trás.
Os cuidados com a tensão da corrente de moto
No caso de a posição de ajuste ser diferente, a roda de trás estará desalinhada, aumentando os riscos de causar danos aos pneus, à corrente e à roda dentada. Em função do deslocamento da suspensão durante o trajeto, os centros da coroa e do pinhão apresentam distanciamentos variáveis entre um e outro.
Deve existir uma quantidade mínima de folga aceitável no momento em que os centros do pinhão e da coroa se apresentarem com um distanciamento maior. Se não existir esse mínimo de folga, quer dizer que a corrente está esticada além dos limites. Alguns motociclistas preferem fazer a verificação da tensão da corrente montados sobre a motocicleta, já que o peso deles pode ser relevante.
A corrente da moto não pode ficar muito esticada, nem muito folgada, seguindo os padrões recomendados pela fábrica (geralmente dados em milímetros). Confira o manual do proprietário para os ajustes certos.
https://blog.zelao.com.br/corrente-da-moto-corrente-folgada-ou-esticada-demais/
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